Pular para o conteúdo principal

História do Mergulho - Equipamentos Desco



Conhecida por mergulhadores comerciais em todo o mundo, a DESCO foi organizada pela primeira vez em 1937 como uma corporação de Wisconsin sob o nome de Diving Equipment and Salvage Co. Sua organização foi o resultado de vários eventos que ocorreram durante os anos anteriores.


Durante o início dos anos 1930, um mergulhador de Milwaukee, Max Gene Nohl, recebeu publicidade nacional como resultado de suas operações de salvamento em um navio a vapor afundado, o "John Dwight". Isso o chamou a atenção de um produtor de Hollywood, o coronel John D. Craig, um pioneiro da fotografia subaquática, que estava interessado em filmar o possível salvamento do navio da Cunard torpedeado, o "Lusitânia", que estava a 312 pés de profundidade. ao largo da costa irlandesa. Naquela época, nenhum equipamento ou técnica confiável estava disponível para operações de mergulho sustentadas em tal profundidade, e era óbvio que tal projeto exigiria experimentação fisiológica e um avanço no design do equipamento de mergulho. Embora nenhuma tentativa real tenha sido feita para salvar a Lusitânia devido à iminente guerra na Europa, seu desafio fez com que Nohl unisse forças com outros dois milwaukeianos. O primeiro foi Jack Browne, que também era mergulhador. O segundo foi Edgar End, MD da Marquette University School of Medicine, que foi um pioneiro na nova ciência da fisiologia e da medicina hiperbárica.

Browne e Nohl trabalharam juntos no projeto de um novo tipo de roupa de mergulho leve e independente. Ao mesmo tempo, eles trabalharam com o Dr. End para explorar a possibilidade promissora de prevenir a narcose por nitrogênio fazendo o mergulhador respirar uma mistura de hélio e oxigênio em vez de ar. O primeiro resultado dessa colaboração foi a incorporação da DESCO como fabricante do equipamento de mergulho recém-projetado. A nova corporação foi amplamente financiada pelo Sr. Norman Kuehn, um empresário de Milwaukee. Browne e Nohl se tornaram seus primeiros funcionários em tempo integral. Browne também era um de seus acionistas. O segundo resultado foi que, em 1º de dezembro de 1937 nas águas frias do Lago Michigan, Max Nohl conseguiu mergulhar a uma profundidade de 420 pés, quebrando assim um recorde de profundidade que era mantido pelo mergulhador da Marinha dos EUA Frank Crilley, desde 1915 .
A Segunda Guerra Mundial trouxe grandes contratos da Marinha para equipamentos de mergulho para a DESCO. Eles incluíram não apenas um capacete convencional para a Marinha, mas também o projeto, desenvolvimento e fabricação de um respirador de oxigênio, conhecido como "B Lung para o Escritório de Serviços Estratégicos, precursor da CIA". Isso, pela primeira vez, permitiu que os mergulhadores nadassem livremente sob a superfície, à maneira dos mergulhadores atuais, mas sem produzir bolhas que revelassem sua posição. No VJ Day, a DESCO estava produzindo mais equipamentos de mergulho do que qualquer outra empresa no mundo.
A DESCO já tinha seu próprio tanque úmido pressurizado e, em 27 de abril de 1945, Jack Browne usou esse tanque para "mergulhar" até um novo recorde de profundidade de 550 pés de água do mar. Como no caso do mergulho anterior de Nohl, ele respirou uma mistura de heliox sob a supervisão do Dr. End. Ambos os mergulhos foram marcos no desenvolvimento de técnicas modernas de mergulho com mistura de gases. Em 1946, Norman Kuehn e Jack Browne venderam a empresa para outro empresário de Milwaukee, Alfred Dorst. Sob o comando do Sr. Dorst, a empresa continuou a projetar e fabricar equipamentos de mergulho comercial e da Marinha dos EUA, mas também ampliou sua linha de produtos para incluir uma variedade de artigos esportivos, incluindo esquis aquáticos, aquaplanes, nadadeiras, arpões e respiradores de oxigênio simplificados , como o "A Lung", destinado a mergulhadores esportivos.
Após a Guerra da Coréia, que novamente trouxe um aumento nos contratos e pedidos da Marinha dos Estados Unidos, a propriedade mudou de mãos várias vezes e, durante esse período, saiu do negócio de artigos esportivos. Desde então, ela se concentrou exclusivamente, como no início, no projeto e na fabricação de equipamentos de mergulho comerciais e da Marinha dos Estados Unidos.

Em 1960, Max Nohl e sua esposa morreram tragicamente em um acidente automobilístico.
Em maio de 1966, a DESCO foi comprada por Tom e Marilyn Fifield. Em 1968 mudou-se para o endereço atual em 240 North Milwaukee Street em Milwaukee. O Sr. Fifield foi responsável na década de 1960 pelo design e desenvolvimento do Chapéu de Mergulho DESCO, que continua sendo uma peça padrão do equipamento moderno para mergulho com ar em águas relativamente rasas, onde a mistura de gases não é necessária. Além disso, a empresa, além de sua linha completa de equipamentos convencionais de mergulho, continuou a aprimorar e fabricar sua famosa máscara facial DESCO, que se originou nos primeiros esforços de design de Jack Browne e Max Nohl. Esta máscara provavelmente foi usada em mais horas totais de mergulho do que qualquer outro equipamento já feito.


O presente

A DESCO continua fornecendo equipamentos de mergulho de qualidade sob a liderança de Ric Koellner. Nos últimos anos, fizemos atualizações e melhorias em nossos produtos e ofertas de produtos. DESCO é o distribuidor importador de ternos e acessórios Hunter Dry. Também somos o revendedor importador do capacete de mergulho leve DEEPSEA nas Américas. Fizemos atualizações no DESCO Air Hat e apresentamos o capacete de mergulho comercial Browne inspirado em Bob Kirby. A expansão de colecionadores de hobby e entusiastas do mergulho trouxe um ressurgimento da demanda por capacetes clássicos e uma demanda por mais serviços de reparo e restauração. Prestamos serviços de reparo e peças para o mercado de colecionadores e entusiastas. DESCO é um recurso reconhecido por escritores, artistas, historiadores e cineastas. A DESCO fabricou os capacetes, cintos de peso, válvulas de controle,Homem de honra. A DESCO também forneceu equipamentos para os filmes The Deep e The Legend of Sawtooth Island. Nós emprestamos um capacete para Milwaukee County para uma exibição especial no Horticultural Conservatory Domes. Fornecemos informações técnicas e fotografias para artistas e escritores para projetos.



O futuro

A DESCO está olhando para o futuro com novos produtos e serviços. À medida que a indústria evolui, a DESCO acompanhará os novos produtos e garantirá que nossos produtos atuais atendam ou excedam os requisitos da indústria. A DESCO continuará a explorar novas possibilidades de produtos e oportunidades de marketing para trazer aos nossos clientes equipamentos e serviços de alta qualidade.



Marinha dos EUA Mark V


Capacete nº 198, datado de 20 de dezembro de 1942. Foto cortesia de Stephen Raulston
 

O capacete número 334 é datado de 21 de maio de 1943. No crachá está escrito "Diving Equipment and Salvage Company". 


 

Outro grande número de série Mark V 2125 datado de 15 01 45. Este tem carimbo de inspetor da Marinha
Foto cortesia de Gabriel y Monica Paz

 

O mesmo chapéu, mas um pouco mais velho. Dê uma olhada neste fantástico DESCO Mark V de 1945, número 2146. 
Foto cortesia de Robert Croot. 

Estanhado Mark V de novembro de 1945

Um DESCO US Navy Mark V que ainda pode ser encomendado hoje.

Capacete de hélio Mark V

A DESCO também produziu capacetes de hélio. Dê uma olhada neste fantástico.
O número 2424 é datado de 5 de março de 1945. Visite nossa seção "Going Deep" para aprender mais sobre o mergulho com mistura gasosa.


DESCO ainda produz capacetes de hélio também.

Capacete Browne Utility


No catálogo DESCO de 1948, lemos:

“O capacete e o vestido utilitários Browne são o traje de mergulho completo mais prático que já foi construído. O traje completo, que pesa 135 libras, opera com ar comprimido até 300 pés de profundidade máxima, permitindo ao mergulhador maior conforto e proporcionando mais eficiência do que qualquer outro traje de mergulho com capacete. Não é necessário peitoral e pode ser usado o vestido Browne de 2 peças, com entrada pela cintura, ou o tipo Browne de entrada nas costas. O mergulhador tem uma ampla gama de visão com um tamanho comparativamente pequeno, capacete de luz que, com sua construção aerodinâmica, inclui todos os recursos mais recentes para um trabalho subaquático eficiente. 

O capacete mostrado está equipado com comunicação por telefone e uma combinação de corda de segurança e cabo padrão da Marinha. Uma observação especial deve ser dada à válvula de escape do mergulhador com recursos anti-vazamento. É impossível que a água entre no capacete através da válvula de exaustão, independentemente da posição em que o mergulhador esteja. Um mergulhador operando a roupa fica mais confortável e pode fazer um trabalho consideravelmente mais subaquático em um período limitado de tempo. 

O capacete é feito de cobre fiado e fortemente folheado a estanho e possui acessórios de latão fundido que são altamente polidos. A janela é de plástico durável de alta qualidade. O capacete está disponível em um tamanho e pesa 21 libras ". 

O capacete Browne Utility foi produzido em certa quantidade e este capacete foi a base para o capacete Buie Gas, que veio depois.
Também compartilhando o conjunto de concha e anel de pescoço Browne Utility estavam os modelos 100 e 106.

Capacete utilitário Browne segundo estilo

Um capacete estilo modificado 106 Browne Utility.
Este é o capacete modelo 106 Browne Utility que foi modificado pela adição de um peitoral MarkV e uma válvula de controle de ar não original.

Aqui está um capacete utilitário Browne de estilo diferente, destinado a ser usado como um capacete independente. A tampa perto da boca dos mergulhadores pode ser aberta. Uma mangueira é então conectada e leva ao peso torácico combinado. Este peso no peito contém material absorvente de CO2. O mergulhador carrega 2 recipientes de oxigênio nas costas. Neste caso, o capacete é montado em um peitoral MkV. Foto cortesia de Kenneth Hendrickson.

Capacete a gás Browne Utility

Vista frontal do capacete Browne Utility Gas Este capacete tem 2 janelas Vista traseira mostrando o blister do telefone e as conexões de entrada / saída do recirculador.
 
Vista traseira mostrando o novo conjunto do canister e o anel inferior do pescoço construído e instalado pela DESCO

Agradecimentos a Bill Pelky da DESCO por sua ajuda inestimável

Capacetes de mergulho comercial

Um novo chapéu DESCO Sponge disponível no mercado hoje para uso comercial.

Um novo chapéu DESCO Abalone disponível no mercado hoje para uso comercial. Neste caso, para um mergulhador canhoto.

Foto cortesia de DESCO

Capacetes de mergulho comercial

Normalmente de pequeno volume, este capacete de esponja DESCO tem o design típico usado para mergulho com esponja.
Uma grande porta frontal e portas laterais e superiores não protegidas com um escapamento ajustável que pode ser anulado por um botão operado pela cabeça dentro do capô.
 

Outro capacete de esponja feito pela DESCO, este capacete teve uma adição incomum. Um copo de receptor de telefone foi adicionado.
Tem um grande volume e parece ser uma adição caseira. Em comum com muitos capacetes Sponge, este teve vários reparos.

Fotos por Diving Heritage
 

Para seu 60º aniversário, a DESCO lançou esta edição limitada do capacete Abalone. Você é um cara de sorte se conseguir um, apenas 20 foram produzidos. 

Capacete comercial DESCO, construído em 1956. Foto cortesia de Toucan 2

AGAR 3037

DESCO comercial AGAR 3037 12 bolt 4 capacete leve

O capacete Agar possui uma válvula de escape de botão de tensão ajustável de mola única. As janelas são protegidas por anéis do tipo Abalone sem barras. Os mais novos têm o anti-retorno integrado ao cotovelo de entrada de ar. O Agar ainda pode ser encomendado hoje. 

 

Capacete comercial DESCO número 1014 do ano 2000

 



Fonte: Desco_Divingheritage

Comentários

Destaques

Bandeira Alpha

Alpha ou Alfa - Bandeira Mergulho Profissional / Sinalização internacional - Designa um barco engajado em uma operação de mergulho com manobrabilidade restrita. Em breve trataremos aqui do Código Internacional de Sinais (CIS).

Delta P - Conheça os perigos da pressão diferencial no mergulho

A pressão diferencial é responsável por inúmeros acidentes com mergulhadores. Conhecida também como “Delta P” (ΔP) "apresenta um risco único e potencialmente fatal para os mergulhadores. As pressões diferenciais ocorrem quando dois corpos de água se cruzam, cada um com um nível de água diferente. Além disso, os Delta P são quase indetectáveis ​​até que seja tarde demais para escapar. A diferença de pressão pode acumular-se a centenas de libras por polegada quadrada, tornando-os difíceis de escapar. Consequentemente, um mergulhador que fica preso no gargalo do fluxo pode enfrentar diversos riscos. Aqui trazemos uma explicação em vídeo que pode auxiliar na compreensão. (Legendado)   Leia também:  Aprenda Marinharia - Falcaça Simples Aprenda Marinharia - Nó Láis de Guia Aprenda Marinharia - Pinha de Retinida Aprenda Marinharia - Nó Volta do Fiel

Curso de mergulho profissional no Brasil

Para se tornar mergulhador profissional raso (50 mt) no Brasil, é preciso recorrer à uma das três escolas credenciadas pela Marinha. Uma das opções é o Senai, que oferece o curso no Rio de Janeiro e em Macaé. A outra é a Divers University em Santos, e por fim, a mais jovem entre as escolas de mergulho profissional, A Mergulho Pro Atividades Subaquáticas. Os valores estão na média de R$ 5085,04 (Preço Senai) para a formação básica, sendo aconselhável realizar outras especializações que podem elevar significativamente o investimento. Por exemplo, para trabalhar no mercado off-shore é pré requisito de uma forma geral, a formação em Montagem e manutenção de estruturas submersas  (R$ 2029,46). Uma outra especialização que ainda consideramos bastante positiva aos iniciantes, e que certamente é a de menor custo (R$ 792,50 - preço Senai), é o curso de Suporte Básico À Vida Para Mergulhadores. Se torna um ponto positivo pois capacita o mergulhador a prestar os primeiros socorros dentro d...

Aprenda marinharia - Pinha de Retinida

Sua embarcação vai acostar junto a outra embarcação para realizar a faina do dia! Eis que é necessário lançar o cabo para amarração. Quantos já tiveram problemas nesse momento, precisando de diversos arremessos para obter sucesso. A verdade é que se tivessem aprendido este nó, a coisa seria muito mais fácil. O "Pinha de Retinida" foi concebido para formar um peso na extremidade de uma linha guia a fim de permitir lançar o chicote de um cabo a uma maior distância. O que é: *Faina: s.f. Qualquer trabalho a bordo de um navio *Acostar : 1) Diz-se quando uma embarcação se aproxima de uma costa; navegar junto à costa. 2) Encostar o barco no cais ou em outra embarcação. Leia também:  Aprenda Marinharia - Falcaça Simples Aprenda Marinharia - Nó Volta do Fiel Aprenda Marinharia - Nó Láis de Guia Aprenda Marinharia - Nó Boca de Lobo

Mergulhando na Caixa de Mar

 Você sabe o que é caixa de mar  ? A caixa de mar fornece um reservatório de entrada do qual os sistemas de tubulação retiram água bruta.  A maioria das caixas de mar é protegida por  grades  removíveis  e podem conter placas defletoras para amortecer os efeitos da velocidade da embarcação ou do estado do mar.  O tamanho de entrada e espaço interno das caixas de mar pode varia de menos de 10 cm² a vários metros quadrados. As grades da caixa de mar estão localizadas debaixo de água no casco de um navio tipicamente adjacente à casa das máquinas. As caixas do mar são utilizadas para extrair água através delas para lastro e arrefecimento de motores, e para demais sistemas de uma embarcação, incluindo plataformas de petróleo. São raladas até um certo tamanho para restringir a entrada de materiais estranhos indesejados. Esta área crítica de entrada subaquática requer cuidados e manutenção constantes para assegurar um fluxo livre de água do mar. Os Serviços d...

Doenças invisíveis dos mergulhadores da indústria de óleo e gás

O mergulho profissional na indústria de óleo e gás é um trabalho de alto risco, altamente técnico e fisicamente exigente. Por trás das estruturas em alto-mar e das operações submarinas, há pessoas que colocam o corpo em condições extremas: pressão elevada, água fria, tarefas pesadas com ferramentas e ergonomia limitada. Isso cobra um preço 🌊 **Doenças Ocupacionais em Mergulhadores Profissionais da Indústria de Óleo e Gás – Uma análise científica baseada em evidências** O trabalho subaquático na indústria de óleo e gás expõe o corpo humano a condições físicas extremas: grandes pressões, repetições de imersões, misturas gasosas complexas, temperaturas frias, uso de equipamentos pesados e demandas ergonômicas intensas. Essas condições criam um conjunto específico de doenças disbáricas e lesões ocupacionais que diferem do mergulho recreativo em sua frequência, gravidade e implicações de longo prazo. 🧠 1. Doença da Descompressão (DCS) 📌 Definição e fisiopatologia A Doença da Descompressã...

A maravilhosa história dos trajes de mergulho

Muito antes de existirem trajes espaciais, tínhamos roupas de mergulho.  O oceano foi o primeiro ambiente hostil para o qual enviamos pessoas para explorar, completamente cobertos com equipamentos de proteção.  O primeiro capacete de mergulho concebido por Edmond Halley, final do século 17 S EXPANDIR 2 (Via  History of Diving Museum  e  Ptak Science Books  ) Um traje de Mergulho, construído pelo aristocrata francês Pierre Remy de Beauve, 1715 Uma das suas duas mangueiras fornecia ar a partir da superfície por meio de um fole, e o outro purgava o ar exalado. S EXPANDIR (Via  -funny-senhora real  e  Musée Federic Dumas Sanary sur Mer  ) A máquina de mergulho Lethbridge por John Lethbridge, 1715 Este barril de carvalho hermético foi usado para salvar objetos de valor de naufrágios.  Outro inglês, Andrew Becker, desenvolveu um sistema semelhante no mesmo ano, mas esse terno tinha um sistema de tubos para i...

Cavitação na limpeza de estruturas submersas - CaviBlaster

 Se você atua no mergulho comercial deve saber que o que mais tem pra fazer enquanto submerso é limpeza. Se vai inspecionar, precisa efetuar antes um padrão de limpeza adequado. Se vai efetuar a montagem de estrutura submersa ou realizar reparo também precisa efetuar a limpeza que possibilite a execução da manobra. E mesmo quando não se trata de inspeção, montagem ou reparo, também haverá limpeza. Limpeza de cascos para melhorar a navegação, reduzir consumo de combustíveis, limpeza para retirada de incrustações de determinada região para que não sejam levadas como espécies invasoras à outras localidades. Limpeza para preservação estrutural de acordo com cálculos que determinam o comportamento das estruturas com qualquer carga excedente, incluindo incrustações. Enfim, sobre limpeza temos ao menos uma outra publicação aqui no blog que você poder ler quando quiser.   Você já viu ? Raspagem de casco de navio Mas hoje o objetivo da publicação é falar de uma ferrame...

Recorde Saturação. O mais profundo que um humano já mergulhou sob pressão. 2.300 pés=701 metros=71,1 atmosferas

Mergulho de Saturação  1 de agosto de 2017    Por Sherri Ferguson Muitas vezes as pessoas querem saber a que profundidade os mergulhadores podem ir. A resposta depende de quanto tempo eles querem gastar voltando à superfície. Para mergulhadores de saturação, isso pode ser vários dias ou até uma semana ou mais. Mergulho de saturação (sat) é quando o gás inerte respirado por um mergulhador se dissolve nos tecidos do corpo e atinge o equilíbrio com a pressão ambiente na profundidade do mergulhador (ou seja, nenhum gás pode ser absorvido pelos tecidos - eles estão totalmente saturados). Esta é a lei de Henry, em homenagem ao químico britânico William Henry. Os tecidos saturam em várias velocidades, mas a maioria ficará saturada em 24 horas. Os mergulhadores recreativos limitam seu tempo em profundidade para evitar a saturação, de modo que possam fazer uma subida direta à superfície sem nenhuma parada obrigatória. Ao emergir, eles são super...

Sobrevivendo no mar - Seleção de casos reais

  São muitos os casos de naufrágios e pessoas que ficaram à deriva por longos períodos no mar, Algumas dessas histórias foram documentadas, contando inclusive com o relato dos sobreviventes. Seja numa jangada de madeira, numa cabana de pesca, ou em uma balsa salva vidas, pra sobreviver é preciso ter fé, persistência, coragem, criatividade, talvez algumas técnicas de sobrevivência, e ainda assim será preciso contar com a sorte, Torcer para que o mar permaneça em condições de calmaria, que as chuvas lhe tragam água doce, torcer pela fartura de peixes em suas tentativas improvisadas de pescaria, torcer pra ser avistado, torcer para que os ventos e correntezas te levem até a costa, são tantas coisas que a essa lista não teria fim. Selecionamos aqui uma sequência de vídeos de diversos casos de pessoas que passaram por situações bastante difíceis no mar mas que por fim sobreviveram pra contar a história. O náufrago da vida real - Maior tempo à deriva no mar Durante o período de um ano e ...