Se você atua no mergulho comercial deve saber que o que mais tem pra fazer enquanto submerso é limpeza. Se vai inspecionar, precisa efetuar antes um padrão de limpeza adequado. Se vai efetuar a montagem de estrutura submersa ou realizar reparo também precisa efetuar a limpeza que possibilite a execução da manobra. E mesmo quando não se trata de inspeção, montagem ou reparo, também haverá limpeza. Limpeza de cascos para melhorar a navegação, reduzir consumo de combustíveis, limpeza para retirada de incrustações de determinada região para que não sejam levadas como espécies invasoras à outras localidades. Limpeza para preservação estrutural de acordo com cálculos que determinam o comportamento das estruturas com qualquer carga excedente, incluindo incrustações. Enfim, sobre limpeza temos ao menos uma outra publicação aqui no blog que você poder ler quando quiser.
Você já viu ? Raspagem de casco de navio
Mas hoje o objetivo da publicação é falar de uma ferramentas que nem todos tiveram a oportunidade de trabalhar, O sistema "CaviBlaster". Pode ser que você conheça a ferramenta por outra nomeclatura, mas o que mais importa aqui é o princípio de funcionamento, resultados obtidos, cuidados com a segurança pessoal e do maquinário.
Então vamos à mais um Conhecendo Ferramentas:
CAVIBLASTER
Seja qual for o modelo ou marca, resumindo pode=se dizer que essa ferramenta é uma unidade hidráulica de alta pressão, que permite através do fluxo da água e pressão gerar o chamado processo de cavitação.A CaviBlaster limpa a superfície de qualquer estrutura subaquática usando a energia liberada pela implosão das bolhas durante o processo de cavitação. Quando direcionada para a superfície que está sendo limpa, a energia liberada pelas bolhas em colapso faz com que através de micro vibrações e perturbações seja removido o crescimento marinho da superfície.
Existem enormes vantagens para o CaviBlaster:
- Segurança - o sistema é poderoso o suficiente para fazer o trabalho, mas não prejudica as superfícies. É preciso cautela pois de acordo com a regulagem e profundidade de trabalho, o equipamento pode sim gerar danos ao seu operador. No geral os manuais de fabricantes indicam perigos apenas quando manuseadas fora da água, mas ainda assim recomendamos cautela quando submerso. Não confie em equipamentos, confie em práticas seguras,
- Versatilidade - o bico compacto pode limpar até mesmo itens com ângulos complexos.
- Uma passagem de limpeza - todos os limos marinhos, algas e até cracas são limpos com uma varredura para um serviço rápido, mas a tinta do fundo permanece intacta.
- Uso da água do mar - o CaviBlaster usa água do mar para a operação.
- Vantagem do sistema - o CaviBlaster deixa uma superfície lisa, retardando o retorno do crescimento marinho.
- Embora alguns mergulhadores, que injustamente recebem por produtividade e não pelos riscos da atividade, se queixem que este tipo de equipamento acarrete perdas financeiras por cobrir maior área em menor tempo, deve-se pensar que essa ferramenta também preserva a saúde do profissional, principalmente articulações dos ombros, por reduzir o uso de ferramentas pesadas (como algumas raspadeiras) e reduzir o uso de movimentos repetitivos principalmente sobre cabeça.
Cuidados
Um ponto importante que temos relatos é que o fluxo de retorno de água pode proporcionar a abertura involuntária da manopla do suprimento de emergência que ficam posicionadas na parte frontal dos capacetes e máscaras de mergulho. Por este motivo tenha sempre atenção com o direcionamento do retorno da pistola e execute verificação durante o mergulho se a manopla permanece fechada.
Embora o sistema CaviBlaster TM seja muito seguro, os operadores devem ter cuidado ao utilizar o equipamento. A cavitação "chama" e o jato de inversão de impulso podem ser passados em segurança sobre a pele dos operadores a distâncias normais de funcionamento de 3" -5" das pontas dos bicos. No entanto, a distâncias muito próximas (normalmente inferiores a 1" - 1-1/2") são capazes de causar danos ao operador, particularmente no instante inicial em que o sistema é ativado. Por essa razão, os operadores devem ser cautelosos quando operam a lança com os bicos na proximidade imediata do corpo. Os operadores devem também assegurar-se de que a proteção do bocal de inversão de impulso é fixada na posição correta antes de acionar a lança. Os operadores do sistema CaviBlaster TM devem usar sempre luvas de neoprene ou borracha pesada para dar proteção às mãos e, em particular, às unhas. As luvas absorverão a maior parte da energia produzida pelo rebentamento das bolhas de cavitação e evitarão que as bolhas de cavitação entrem em contato com as mãos dos operadores. As luvas também protegerão as mãos dos operadores da onda de choque inicial quando a lança for ativada. Danos e lesões graves podem resultar da má utilização do equipamento do sistema CaviBlaster TM ou de acessórios, mangueiras ou acessórios mal selecionados. Todos os componentes do sistema devem ser verificados de acordo com as instruções do fabricante para assegurar que são compatíveis com as pressões que estão a ser utilizadas e com o tipo de rosca e classificação de pressão corretos para o serviço pretendido.
Modelos e variações técnicas
Existem fabricantes e modelos dos mais variados de ferramentas que atuam por cavitação. Pra se ter uma ideia até mesmo modelos de CaviBlaster para serem acoplados a ROV (veículo submarino operado remotamente) estão disponíveis, um exemplo é o CaviBlaster™ 2040-ROV, que tem limite operacional em 4000 psi e vazão de 76 litros por minuto.
Modelos para serem operados por mergulhadores tem as mais variadas especificações. Você irá encontrar em geral equipamentos que vão desde 2200 até 400o Psi, e com vazão de 76 à 150 litros por minuto. Mas pode encontrar em menor proporção modelos de até 10.000 Psi e também modelos mais robustos em containers pressurizados para área classificada.
Aplicação
- Remoção rápida da maior parte do crescimento marinho de qualquer superfície subaquática.
- Remoção eficaz de gramíneas, cracas, vermes tubulares, mexilhões e outras incrustações calcificadas e não calcificadas.
- Limpeza segura e eficaz de todas as superfícies subaquáticas, desde fibras a concreto.
- Recomendado para a limpeza de cascos, caixas de mar, grelhas, engrenagens, propulsores e hélices, estacas, pilares e paredões feitos de madeira, metal ou concreto e outras superfícies e engrenagens complexas / geométricas.
Veja aqui uma seleção de vídeos
Comentários
Postar um comentário