Os barcos que permanecem constantemente dentro da água salgada, incluindo os navios, tem seus cascos externos pintados com uma Tinta Anti-incrustante (chamada tinta venenosa), onde desempenha a função de não permitir o desenvolvimento de nenhum tipo de vida marinha colado aos mesmos, seja crustáceos ou qualquer tipo de algas.
Além desse procedimento prévio, que tem duração útil de dois ou três anos, existem cuidados de inspeção e vistoria dos cascos imersos para verificação de fissuras, abalroamentos, e até mesmo condições do estado geral e eficiência da pintura.
Dependendo das condições apresentadas, empreende-se procedimentos de limpeza, manutenção como soldagens de partes danificadas e nova pintura.
Além desse procedimento prévio, que tem duração útil de dois ou três anos, existem cuidados de inspeção e vistoria dos cascos imersos para verificação de fissuras, abalroamentos, e até mesmo condições do estado geral e eficiência da pintura.
Dependendo das condições apresentadas, empreende-se procedimentos de limpeza, manutenção como soldagens de partes danificadas e nova pintura.
Mas qual a razão para efetuar a limpeza dos cascos das embarcações ?
As incrustações que ao longo do tempo se formam nos cascos das embarcações prejudicam na eficiência da navegação, não apenas no fator velocidade, mas também no consumo de combustível. Além disso aceleram o processo de degradação dos materiais reduzindo a vida útil das estruturas. Outro ponto é de ordem estrutural, toda embarcação/estrutura submersa, tem um projeto estrutural que prevê capacidades de carga e ações do tempo/natureza, se permitirmos por exemplo que o peso gerado pelas incrustações exceda os limites pré definidos ou fiquem constantemente em níveis elevados, a tendência a ocorrerem avarias, danos, ou até mesmo colapsos será maior.
Questões ambientais
È importante atentar para a realização da limpeza dos cascos das embarcações ao longo do curso, principalmente em navegações extensas. Cada região tem suas espécies nativas, e quando levadas nos cascos das embarcações ou até mesmo na água de lastro, podem gerar grande impacto em outras regiões, causando danos irreparáveis. Um bom exemplo de espécie invasora trazida dessa forma para o Brasil é o coral sol que já se alastrou amplamente pela costa brasileira, chegando inclusive ao arquipélago de Fernando de Noronha. Assusta que espécies como o coral sol são a segunda causa mundial da perda de biodiversidade. Estima-se que desde 1600, cerca de 39% de todos os animais extintos foram por conta de espécies invasoras. (Fonte.: Revista Galileu)
No caso da limpeza com mergulhadores, existe legislação que deve ser seguida, e determina onde e como esse tipo de atividade pode ser realizada.
Veja aqui dois tipos de limpeza/raspagem de casco de navio que dependem da atividade dos mergulhadores profissionais.
Raspagem Manual:
- Neste caso são utilizadas espécies de cavadeiras, que em alguns casos são produzidas especialmente com esta finalidade pelas empresas de mergulho comercial, ou pelos mergulhadores que buscam facilitar o trabalho com adaptações para tornar a ferramenta mais eficiente.
Raspagem por máquina hidráulica:
Mais vídeos de limpeza de casco de navio:
Existem ainda limpezas que podem ser realizadas por empresas especializadas, mas que dependem que sua embarcação esteja fora d'água. utilizam produtos químicos específicos e desengraxantes. Essas empresas também precisam atender a normas e legislação ambiental em vigor.
E se você tem uma embarcação de pequeno porte pode pesquisar que existe até robô que executa essa operação submerso, uma espécie de ROV específico para essa atividade de limpeza de casco de embarcações.
Comentários
Postar um comentário