Pular para o conteúdo principal

Mergulhando na Caixa de Mar

 Você sabe o que é caixa de mar ?







A caixa de mar fornece um reservatório de entrada do qual os sistemas de tubulação retiram água bruta. A maioria das caixas de mar é protegida por grades removíveis e podem conter placas defletoras para amortecer os efeitos da velocidade da embarcação ou do estado do mar. O tamanho de entrada e espaço interno das caixas de mar pode varia de menos de 10 cm² a vários metros quadrados.
As grades da caixa de mar estão localizadas debaixo de água no casco de um navio tipicamente adjacente à casa das máquinas. As caixas do mar são utilizadas para extrair água através delas para lastro e arrefecimento de motores, e para demais sistemas de uma embarcação, incluindo plataformas de petróleo. São raladas até um certo tamanho para restringir a entrada de materiais estranhos indesejados.

Esta área crítica de entrada subaquática requer cuidados e manutenção constantes para assegurar um fluxo livre de água do mar. Os Serviços de Mergulho Comercial têm uma experiência significativa na limpeza, manutenção e reparações desta área. 


O trabalho em geral inclui inspeções internas equipadas com câmeras, limpeza e remoção de grelhas marítimas, reparos de fixações e substituição de cabos de contato elétrico, trocas de ânodos de sacrifício, além do tamponamento. O  mergulho dispõe dos profissionais,  tem o equipamento e o conhecimento necessário para efetuar a remoção e tamponamento das grades da caixa de mar, quer seja para requisitos de inspeção de classe ou apenas para requisitos de manutenção da empresa.

As caixas de mar e suas grades podem ser de tipos variados, e sua localização também. Grandes navios e plataformas de petróleo costumam ter diversas caixas, algumas no costado e outras no fundo das embarcações. No caso das caixas no fundo a dificuldade é do trabalho executado sobre cabeça, o peso das grades e o tipo de fixação podem ser obstáculos na realização da manobra, para isso se utilizam muitos cabos de baixa bitola, amarração e nós estratégicos que facilitam o processo de retirada e colocação das grades, grandes tampas e dos chamados "coferdans" para tamponamento . Outra dificuldade diz respeito a passagem para acesso interno que em alguns casos é bastante estreito, enquanto que internamente pode possuir vários compartimentos, que tornam o ambiente num verdadeiro labirinto de espaços confinados. No mergulho, em tom de brincadeira costumam dizer: "Frio, escuro e perigoso".



Caixas de mar e o meio ambiente

Internamente além de ânodos, são equipadas com cabos de contato elétrico e válvulas, e podem dispor também de tubos de injeção de hipoclorito, que é um método anti-incrustação eficaz e seguro para pessoas e o meio ambiente. Vale ressaltar que o principal fato gerador de manutenção nas caixas está diretamente relacionado a formação de incrustações duras e moles. Estudos realizados na Nova Zelândia identificaram um total de 150 organismos diferentes, incluindo espécies vegetais e animais que foram identificados a partir de caixas de 42 navios em visita ou a operar na Nova Zelândia entre Maio de 2000 e Novembro de 2004. Quarenta e nove por cento dos organismos eram sésseis, 42% adultos móveis e os restantes 9% sedentários. Os decápodes foram o grupo mais representado, com 19 espécies presentes entre 79% dos navios. Quarenta por cento dos organismos eram nativos da Nova Zelândia, 15% introduzidos, e 45% de origem desconhecida. As caixas marítimas têm o potencial de  transferir organismos invasores entre países através das fronteiras oceânicas; e dispersar tanto os organismos nativos como os introduzidos internamente. A ocorrência de organismos adultos móveis é particularmente significativa e indica que as caixas marinhas podem ser de maior importância do que a água de lastro ou a incrustação do casco para dispersar certas espécies marinhas. Estas descobertas sublinham a necessidade de avaliar e gerir os riscos de biossegurança para embarcações inteiras. Além das questões ambientais, o nível de incrustações na caixa de mar pode interferir na eficiência dos equipamentos em geral como bombas de sucção e resfriamento dos motores, 
o que pode resultar em danos aos motores e outros componentes que requerem água para resfriamento.

Segurança do trabalho em caixas de mar

Foto: Tagout



Os trabalhos de inspeção, manutenção e reparos em caixa de mar apresentam diversos riscos, inclusive fatais. Para evitar acidentes é necessário reconhecê-los e adotar medidas para mitigá-los. Como já falamos existem as dificuldades relacionadas ao peso, posicionamento e tipo de fixação das grades marítimas, mas esse está longe de ser o maior problema. Os maiores riscos dizem respeito ao acionamento das bombas, bloqueio ineficaz ou inexistente, além da pressão diferencial  que pode se manifestar de acordo com o projeto estrutural das embarcações.
Para começar, antes mesmo de iniciar o mergulho para atuar nas caixas de mar, ou em regiões próximas, é preciso alinhar junto as demais áreas de operação da unidade (SST, cabotagem, operadores, comandante da embarcação, etc) para que todo o sistema seja desligado, e bloqueado com dispositivos inclusive previstos em normas regulamentadoras. 

"A NR 12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas seguintes fases de utilização: construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da máquina ou equipamento. Destacamos abaixo os itens da Norma Regulamentadora 12 que abordam Bloqueio e Etiquetagem (em negrito os trechos em que a abordagem é feita). 
Fonte: Tagout 

Item 12.113

A manutenção, inspeção, reparo, limpeza, ajuste e outras intervenções devem ser executadas por profissionais capacitados, qualificados ou legalmente habilitados, adotando os seguintes procedimentos:

a) Isolamento e descarga de todas as fontes de energia das máquinas e equipamentos, de modo visível ou facilmente identificável por meio dos dispositivos de comando

b) Bloqueio mecânico e elétrico na posição “desligado” ou “fechado” de todos os dispositivos de corte de fontes de energia, a fim de impedir a reenergização, e sinalização com cartão ou etiqueta de bloqueio contendo o horário e a data do bloqueio, o motivo da manutenção e o nome do responsável (produtos personalizados).

c) Medidas que garantam que à jusante dos pontos de corte de energia não exista possibilidade de gerar risco de acidentes

d) Medidas adicionais de segurança, quando for realizada manutenção, inspeção e reparos de equipamentos ou máquinas sustentadas somente por sistemas hidráulicos e pneumáticos

e) Sistemas de retenção com trava mecânica para evitar o movimento de retorno acidental de partes basculadas ou articuladas abertas das máquinas e equipamentos" 

Antes do mergulho, o bloqueio deve ser acompanhado por um dos supervisores de mergulho e deverá ficar em sua responsabilidade uma das chaves que impedirá o acionamento indevido. Ainda assim, o mergulhador quando estiver submerso próximo ao local de trabalho, deve se aproximar com cautela e observar se há algum elemento que evidencie bloqueio ineficaz.




Abaixo alguns vídeos de trabalhos realizados em operações de mergulho em caixas de mar










Válvulas, bombas e demais sistemas emersos da caixa de mar




Comentários

Destaques

A maravilhosa história dos trajes de mergulho

Muito antes de existirem trajes espaciais, tínhamos roupas de mergulho.  O oceano foi o primeiro ambiente hostil para o qual enviamos pessoas para explorar, completamente cobertos com equipamentos de proteção.  O primeiro capacete de mergulho concebido por Edmond Halley, final do século 17 S EXPANDIR 2 (Via  History of Diving Museum  e  Ptak Science Books  ) Um traje de Mergulho, construído pelo aristocrata francês Pierre Remy de Beauve, 1715 Uma das suas duas mangueiras fornecia ar a partir da superfície por meio de um fole, e o outro purgava o ar exalado. S EXPANDIR (Via  -funny-senhora real  e  Musée Federic Dumas Sanary sur Mer  ) A máquina de mergulho Lethbridge por John Lethbridge, 1715 Este barril de carvalho hermético foi usado para salvar objetos de valor de naufrágios.  Outro inglês, Andrew Becker, desenvolveu um sistema semelhante no mesmo ano, mas esse terno tinha um sistema de tubos para inspirar e expirar, também. (Via  o respiro do site

Curso de mergulho profissional no Brasil

Para se tornar mergulhador profissional raso (50 mt) no Brasil, é preciso recorrer à uma das três escolas credenciadas pela Marinha. Uma das opções é o Senai, que oferece o curso no Rio de Janeiro e em Macaé. A outra é a Divers University em Santos, e por fim, a mais jovem entre as escolas de mergulho profissional, A Mergulho Pro Atividades Subaquáticas. Os valores estão na média de R$ 5085,04 (Preço Senai) para a formação básica, sendo aconselhável realizar outras especializações que podem elevar significativamente o investimento. Por exemplo, para trabalhar no mercado off-shore é pré requisito de uma forma geral, a formação em Montagem e manutenção de estruturas submersas  (R$ 2029,46). Uma outra especialização que ainda consideramos bastante positiva aos iniciantes, e que certamente é a de menor custo (R$ 792,50 - preço Senai), é o curso de Suporte Básico À Vida Para Mergulhadores. Se torna um ponto positivo pois capacita o mergulhador a prestar os primeiros socorros dentro dos p

Segunda profissão mais perigosa do mundo

Petróleo e Gás Profissão mergulhador: segunda mais perigosa do mundo » Profissional é procurado para trabalhos onde a máquina ainda não consegue realizar com precisão. A profissão de mergulhador offshore é a segunda mais perigosa do mundo, perdendo somente para quem trabalha no espaço, os astronautas. Apesar da periculosidade da profissão, muitas pessoas buscam se especializar na área por causa da boa remuneração e mercado de trabalho amplo. A profissão de mergulhador se divide em duas categorias: mergulhador raso e profundo. A diferença é a profundidade, que chega até 300 metros. Os mergulhos até 50 metros de profundidade são realizados pelo mergulhador profissional raso, ultrapassando esse limite, entra em ação o mergulhador profissional profundo que se limita a trabalhar até 320 metros de profundidade. Apesar dos avanços tecnológicos na área petrolífera e naval, os mergulhadores profissionais offshore ainda são bastante procurados para realizar diversos serviços especí

Aprenda marinharia - Pinha de Retinida

Sua embarcação vai acostar junto a outra embarcação para realizar a faina do dia! Eis que é necessário lançar o cabo para amarração. Quantos já tiveram problemas nesse momento, precisando de diversos arremessos para obter sucesso. A verdade é que se tivessem aprendido este nó, a coisa seria muito mais fácil. O "Pinha de Retinida" foi concebido para formar um peso na extremidade de uma linha guia a fim de permitir lançar o chicote de um cabo a uma maior distância. O que é: *Faina: s.f. Qualquer trabalho a bordo de um navio *Acostar : 1) Diz-se quando uma embarcação se aproxima de uma costa; navegar junto à costa. 2) Encostar o barco no cais ou em outra embarcação. Leia também:  Aprenda Marinharia - Falcaça Simples Aprenda Marinharia - Nó Volta do Fiel Aprenda Marinharia - Nó Láis de Guia Aprenda Marinharia - Nó Boca de Lobo

O que é: Narcose pelo nitrogênio ou embriaguez das profundezas

Importante saber: Narcose é o efeito narcótico provocado por gases inertes ao se difundirem no sistema nervoso central. A ocorrência depende da pressão parcial do nitrogênio e da sua solubilidade nos tecidos. É semelhante à embriaguez causada pelo álcool ou efeito de gases anestésicos. Varia de indivíduo para indivíduo. Começa discretamente á partir dos 30 metros de profundidade, manifestando-se de acordo com a suscetibilidade do indivíduo. Quando maior a profundidade, pelo efeito tóxico decorrente, maior a deterioração da destreza física e mental, até a apresentação de um quadro de desordem total das reações. Profilaxia Não mergulhar com ar comprimido em profundidades maiores que 40 metros. Não ingerir álcool antes de operações de mergulho. Respirar moderadamente, pois o CO2 potencializa esta operação. Tratamento Reduzir imediatamente a profundidade de permanência do mergulhador; o efeito reverte, não permanecendo sequelas. Vídeo perigos do nitrog

Explosão na plataforma de perfuração Deepwater Horizon e suas lições

O acidente e as lições aprendidas no caso da Deepwater Horizon Autor: Diego Tavares Bonfim Em 2010, a plataforma plataforma Deepwater Horizon explodiu e afundou, deixando 11 mortos (Foto: Guarda Costeira EUA/Reuters/via BBC News Brasil) Ao final do artigo uma seleção de vídeos sobre o acidente da Deepwater Horizon No dia 20 de Abril de 2010, por volta das 21h local, no Golfo do México, uma explosão na plataforma de perfuração Deepwater Horizon, de propriedade da empresa Transocean e operando para a BP - British Petroleum, deu início ao que é registrado como um dos mais graves acidentes do setor de Exploração e Produção de Petróleo. A unidade afundou após 36 horas de intenso incêndio, deixando onze pessoas mortas, dezessete feridas e o poço Macondo, a 48 milhas náuticas da costa e 148 milhas náuticas do porto de recursos mais próximo, no estado da Louisiana, aberto por 87 dias consecutivos no que é considerado o maior vazamento da história dos Estados Unidos, talvez mesmo um dos maio

Você já viu ? Raspagem de casco de navio

Foto: Martin Damboldt Os barcos que permanecem constantemente dentro da água salgada, incluindo os navios, tem seus cascos externos pintados com uma Tinta Anti-incrustante (chamada tinta venenosa), onde desempenha a função de não permitir o desenvolvimento de nenhum tipo de vida marinha colado aos mesmos, seja crustáceos ou qualquer tipo de algas. Além desse procedimento prévio, que tem duração útil de dois ou três anos, existem cuidados de inspeção e vistoria dos cascos imersos para verificação de fissuras, abalroamentos, e até mesmo condições do estado geral e eficiência da pintura.  Dependendo das condições apresentadas, empreende-se procedimentos de limpeza, manutenção como soldagens de partes danificadas e nova pintura. Mas qual a razão para efetuar a limpeza dos cascos das embarcações ? As incrustações que ao longo do tempo se formam nos cascos das embarcações prejudicam na eficiência da navegação, não apenas no fator velocidade, mas também no consumo de combustível. Além diss

Primeiro passo para se tornar mergulhador profissional é o chamado teste de aquacidade

Já falamos em outra publicação  sobre as escolas credenciadas para oferecer o curso de  formação para mergulhador profissional raso (Realiza trabalhos subaquáticos até 50 metros de profundidade com ar comprimido). Mas agora vamos falar de algo comum a todas elas, o teste de aquacidade. Antes mesmo de realizar a bateria de exames para ingressar no curso, você precisará ser aprovado em um teste (aquacidade) que consiste nos seguintes exercícios: Nadar 200 metros no tempo máximo de 5 minutos Apnéia dinâmica (natação submersa) de, no mínimo, 25 metros realizar permanência na água (flutuação) de, no mínimo, 10 minutos Podendo ainda ser realizados os seguintes testes: Nadar em qualquer estilo 100 metros em, no máximo, 02 minutos Nadar em qualquer estilo 800 metros em, no máximo, 25 minutos Valor cobrado para o teste de aquacidade do Senai - R$ 30,00 Documentos obrigatórios para o teste de aquacidade: Carteira de identidade (Xerox) CPF (Xerox) Atestado Médico

Equipamento de Mergulho: Saiba tudo sobre cilindros de mergulho - Aqualung

Aprenda sobre cilindros de mergulho Scuba - S elf-Contained Underwater Breathing Apparatus   Vídeo produzido pela Webventure Uso correto: • Nunca exceder a pressão de trabalho. • Nunca deixar cilindros carregados expostos ao sol ou lugares quentes. • Não esvazie totalmente seu cilindro, principalmente quando estiver imerso. • Guardar com uma pressão de aproximadamente de 50 a 100 PSI. • Guardar sempre seu cilindro em pé. • Inspeção visual a cada ano e, se for necessário limpeza interna. • Mantenha o teste hidrostático em dia (a cada 5 anos). • Nunca carregue o cilindro fora d'água. • Não use um cilindro que foi carregado há muito tempo atrás. • Certifique-se que o ar com que esta sendo carregado o cilindro é de boa qualidade. Veja ainda como são feitos os cilindros de mergulho: Vídeo produzido pela Scubadoo Cilindro  É o reservatório onde fica a mistura respiratória a ser utilizada no mergulho.  O material constitutivo pode ser aço carbono