Pular para o conteúdo principal

Paraísos do Mundo do Mergulho - Tudo sobre Madagáscar



A República de Madagáscar, formada por ilha de mesmo nome e outras ilhas próximas, é considerado um país de biodiversidade surpreendente. Estima-se que mais de 1000 espécies presentes aqui não sejam encontradas em nenhum outro lugar do mundo, um lugar lindo e único. Os lêmures, praias, recifes, florestas tropicais, e árvores centenárias, como Baobás, de até 800 anos, um legado de densas florestas tropicais que uma vez prosperaram em Madagascar. As árvores, originalmente, não eram isoladas sobre a paisagem seca de mato, ficavam no meio de densa floresta. Com a ação humana muito das matas originais se perdeu, agora o que predomina é a vegetação de savana. Esses gigantescos baobás hoje são vistos na Avenida ou Alameda dos Baobás, famoso local de visitação. 

Segundo o geógrafo Wagner de Cerqueira, "O isolamento geográfico da ilha favoreceu o desenvolvimento de espécies únicas de flora e fauna: a maioria dos mamíferos e das plantas e metade dos pássaros de Madagascar não existem em outro lugar da Terra, ou seja, são espécies endêmicas. Porém, nas últimas décadas, práticas predatórias ao meio ambiente têm provocado intensa destruição e ameaçado a existência de várias espécies."

Além da biodiversidade exuberante presente nessa que é a quarta maior ilha do mundo, existe também a diversidade cultural, sendo um total de 18 etnias, sendo a maior influência dos malaiopolinésios, antigos colonizadores asiáticos.

Algo também marcante em Madagáscar são os aromas, isso porque são grandes produtores e exportadores de café, cravo da índia e baunilha.

Mas é claro que embora também sejamos muito interessados pela diversidade cultural, sejamos também fãs das florestas e animais terrestres, nosso principal interesse para as publicações está relacionado ao Mundo do Mergulho, profissional, recreativo, e tudo mais que esteja relacionado ao planeta água. portanto vamos aqui direto aos nossos objetivos, incluindo as praias, recifes e outras belezas submersas.




Algumas das muitas ilhas de Madagáscar

Nosy Be - A ilha Grande




NOSY BE significa Ilha Grande, mas é mais conhecida como Ilha dos Perfumes.
Tem uma área aproximada de 312 km2.De origem vulcânica, possui 11 lagos vulcânicos na ilha.
Sua capital, Hell-Ville nos oferece a vida e a agitação de uma capital, fazendo compras no Mercado de Abastos, bares e cafés, restaurantes,…. Possui construções coloniais francesas que nos lembram que a ilha foi ocupada pela França desde 1841. A partir do ano de 1920 foram colhidas as flores de cananga 
(Ilangue-ilangue), famosa base de perfumes, daí o nome da ilha como Ilha dos perfumes.


Nosy Be. Se você já ouviu falar, está imaginando o paraíso. Eu gostaria que houvesse outra maneira de explicar isso, mas o paraíso simplesmente acerta. Relaxe à beira-mar, faça uma excursão de mergulho no mar ou navegue ao redor da costa. 





Nosy Sakatia - A Ilha das Orquídeas



A ilha está localizada na costa oeste de Nosy Be e está dentro de um ecossistema preservado, protegido e classificado pelas maravilhas que encerra. Praias de cartões postais com fotos, pássaros raros e uma flora endêmica estão no encontro e a população local irá orgulhosamente lhe dar um passeio por sua ilha.

Aqui você vai embarcar em uma aventura, onde você pode ver vinhas de baunilha, plantações de café, orquídeas, bananeiras e toda a flora tropical sonhada, assim como você pode ter um pequeno barco para circundar a ilha e mergulhar em qualquer uma das praias paradisíacas que ela oferece.

EXPLORANDO PELA MANHÃ
Passe um dia inesquecível na ilha

Com um guia local, descubra a fauna e a flora da ilha mais autêntica das ilhas vizinhas de Nosy be. Faça uma caminhada por todos os cantos da ilha para passear por vilas de pescadores, ou campos de café, baunilha e orquídeas, que tornaram a ilha famosa, ou tente domar um lêmure na floresta.
Durante todo o passeio, o guia contará sobre os rituais e costumes da ilha para desvendar todos os seus segredos.


ATIVIDADES E RELAXAMENTO À TARDE
Passe um dia inesquecível na ilha

Depois do almoço, há várias atividades à sua escolha: voleibol de praia, mergulho com snorkel, mergulho com cilindro ou passeio de caiaque para os esportistas; bronzeamento, massagem e cochilo para quem busca relaxar. A ilha tem muitas praias de areia branca e algumas podem até ser privatizadas para quem procura sossego.





Nosy Komba ou Nosy Ambiovato


Nosy Komba, é o hífen entre Nosy Be, os famosos perfumes da ilha, e o continente de Madagascar.
O pico da ilha está a uma altitude de 622 metros, coberto por densa floresta tropical.

O mapa da ilha se parece estranhamente com uma tartaruga gigante, é cercado por rochas vulcânicas, protegendo as costas das águas agitadas.
A ilha também é chamada de Nosy Ambariovato, ou seja, a ilha cercada por rochas.
Nosy Komba é conhecida por suas muitas praias pequenas e habitadas, bem como por suas águas esmeraldas. Nosy komba é uma pequena joia da natureza, cada vez mais visitada e se tornando um espelho de seu vizinho maior, Nosy Be.É o lar de muitos Makis, uma variedade de lemurianos também chamados de Macaco.
A tranquilidade prevalece porque não há carros, nem eletricidade. A beleza da natureza e a doçura da vida o tornam um lugar muito atraente para se estar.


Nosy Iranja



Nosy Iranja é uma das ilhas mais conhecidas do arquipélago de Nosy Be e surpreende todos os visitantes que vivenciam suas amplas extensões de areia branca. O lugar é de uma beleza única e oferece muitas atividades.


  • Drop-off - Declive Nosy Iranja , de 15 a 30 metros com seus jardins de corais, é possível ver todos os peixes coloridos de recife, tartarugas, nudibrânquios ...
  • Roches à Gaby , de 20 a 70 metros. Para mergulhadores experientes, a queda começa nos 35 metros. Existem duas grandes rochas ao longo do fundo, onde você pode encontrar regularmente raias e tubarões-leopardo. Ao longo do planalto você pode observar toda a vida no recife com uma grande chance de encontrar tubarões-leopardo ou tubarões-de-pontas-brancas,
  • South Canion - Canion Sul , de 15 a 30 m. Saliência rochosa que se projeta sobre um banco de areia branca. Freqüentemente encontramos dente de cachorro de atum, cardumes de javalis, barracudas e tubarões de ponta branca e cinza de recife.



]

Nosy Fanihy



As maravilhas de Nosy Fanihy

Nosy Fanihy ou "Ilha Bat » é acessível por uma canoa tradicional. Esta ilhota é sagrada para os habitantes locais. Pelas histórias, Nosy Fanihy seria o grande túmulo dos reis Sakalava e dos governantes de Nosy Be. Portanto, Nosy Fanihy continua selvagem natureza. Nenhum homem fixou residência ou construiu uma infraestrutura lá. Visitar esta ilha paradisíaca é um verdadeiro privilégio. Na verdade, ela tem uma praia de areia branca onde corais e conchas encalham. Nosy Fanihy é uma atração turística de Nosy Be, porque é uma verdadeira ilha Robinson Crusoe. Os turistas sentem-se como os primeiros exploradores. A fauna marinha é muito diversa.

Algumas atividades são oferecidas no Nosy Fanihy. Uma vez lá, mergulho e snorkel em águas azul-turquesa são uma opção. Para quem prefere passeios organizados, grelhados, arroz de coco e frutas da estação estão no cardápio. Ao redor da ilha, o ideal é praticar mergulho livre . Na verdade, é costume encontrar tartarugas marinhas, peixes endêmicos, corais coloridos e anêmonas. Na pequena floresta da ilha, observar o ninho de uma águia-pescadora é uma atividade comovente. Segundo as lendas locais, essas aves protegem a ilha.

Fazer um passeio noturno por Nosy Fanihy é uma atividade imperdível. Dependendo da orientação dos raios lunares ou de uma simples lanterna, o plâncton fosforescente acende em contato com a luz. Nosy Fanihy oferece um show mágico. Mas de onde vem o nome Nosy Fanihy ?? A ilha já foi povoada com morcegos ou "fanihy" em malgaxe.


Reserve na praia de Andilana

Nosy Fanihy é uma ilha rápida para meditar. Entrar em comunhão com a natureza circundante é possível neste pequeno pedaço de paraíso. Muitos hotéis oferecem um menu de escolha para expedições organizadas. A biodiversidade de Nosy Fanihy é um microcosmo natural a ser visitado. Para desfrutar livremente de momentos de puro prazer, o complexo hoteleiro Andilana Beach oferece pernoites em tendas.



Nosy Tanikely


Com sua areia branca e uma floresta habitada por lêmures, a pequena ilha de Tanikely é uma das joias de Madagáscar. Transformada em Parque Nacional há dez anos, a ilha é cercada por um dos mais belos recifes de coral do país, onde vivem tartarugas marinhas, pargos, anêmonas, barracudas e até estrelas do mar logo abaixo da superfície da água. Uma viagem imperdível para os entusiastas do mergulho livre que se hospedam em Nosy Be ou Nosy Komba!


Como chegar ao local de mergulho em Nosy Tanikely ?

Nosy Tanikely é geralmente visitado por um passeio de barco de um dia (ou meio dia) começando em Nosy Be ou Nosy Komba. A viagem de barco entre essas duas ilhas e Tanikely leva cerca de 30 minutos. Há uma taxa de entrada para o Parque Nacional.


Nas duas áreas, o recife de coral começa próximo à praia e se estende por 100 a 200 m. Algumas áreas são cobertas por ouriços-do-mar de espinhos longos , com espinhos assustadores. O recife está bastante bem preservado, dominado por corais digitados e ramificados, pináculos de coral porosos e corais cogumelo.

Existem muitos mariscos que vivem no recife. Também existem nesta área anémonas-do-mar, frequentadas por duas espécies de peixe - palhaço , o peixe - palhaço de Madagáscar e o peixe - palhaço - gambá .

Nosy Tanikely se tornou um Parque Nacional em 2010 e a pesca é estritamente proibida. O fundo do mar é muito rico em peixes, frequentado principalmente por imensos peixes-papagaio e até cardumes de barracudas.



Nosy Vorona




Nosy Vorona é uma ilha isolada do mundo, que pode ser alugada para quem quiser viver como Robinson Crusoé. Terão à sua disposição uma praia privada, uma vila e uma outra ilha com capacidade para 12 pessoas.

A ilhota está localizada não muito longe da extremidade sudoeste de Nosy Be, mas longe o suficiente para dar uma sensação de fim de mundo. Toda a ilha está disponível para alugar e oferece todas as vantagens de um hotel sem quaisquer restrições. Uma equipe completa e barcos também estarão à sua disposição para lhe dar o conforto necessário. Uma estadia fora do comum o aguarda na ilha de Nosy Vorona!

A ilhota está idealmente localizada e fica a apenas 15 minutos de barco de Nosy Be. Proporciona uma sensação de fim de mundo, mas você ainda poderá chegar rapidamente ao vizinho. Também será o ponto de partida ideal para as suas viagens marítimas para experimentar mergulho, pesca desportiva ou passeios de jet ski no Oceano Índico.



Nosy Bohara ou Ilhas Sainte-Marie



Nosy Boraha (anteriormente e ainda mais comumente conhecida como ilhas Sainte-Marie) é um pedaço do paraíso na costa nordeste de Madagáscar. Um notório esconderijo de piratas no final do século 17, acredita-se que esta ilhota tropical já serviu de abrigo para quase 1000 saqueadores. Eles se abrigariam em suas baías calmas entre as escapadas para o Oceano Índico, saqueando navios ao retornarem das Índias Ocidentais carregados de riquezas, especialmente especiarias. Os restos de alguns de seus navios piratas ainda estão logo abaixo da superfície em Baie des Forban, uma perspectiva tentadora para mergulhadores e praticantes de snorkel. Hoje em dia, as longas praias sombreadas por palmeiras de Nosy Boraha, as florestas tropicais e a seleção de pousadas rústicas e chiques e hotéis de luxo, oferecem o refúgio perfeito para os turistas que procuram um refúgio ainda mais tranquilo em uma ilha que pode ser encontrada em Nosy Be.

Vá para a observação de baleias

Nosy Boraha é o melhor lugar em Madagascar para se estar durante a temporada das baleias, que vai de julho a setembro. Enquanto seguem seu caminho para o norte (muitos para Antongil Bay no continente Madagascar para parir), as baleias jubarte filtram através do canal de oito quilômetros de largura entre Nosy Boraha e o continente. Por causa disso, eles geralmente ficam muito próximos da costa e avistá-los pode ser tão fácil quanto sentar do lado de fora do hotel e olhar para a água. Passeios de barco também podem ser organizados se você quiser chegar mais perto.

Ao reservar passeios de observação de baleias, certifique-se de encontrar um operador respeitável que siga as diretrizes éticas de observação de baleias - alguns são conhecidos por usar táticas antiéticas para tentar levar os visitantes o mais perto possível das baleias.

Explore a cidade de Ambodifototra e o cemitério pirata

O centro principal de Nosy Boraha não é muito mais do que uma longa estrada de areia, mas é uma mistura emocionante de arquitetura francesa antiga e produtos exóticos. Tem feira às terças e quintas-feiras onde se compra fruta fresca, peixe, cravo-da-índia, rum de coco e artesanato. Aqueles que desejam se aventurar um pouco mais podem visitar o cemitério pirata ao sul da cidade - há até um com a clássica caveira e ossos cruzados na lápide!



Pratique snorkel e mergulho

As águas rasas e as baías isoladas ao redor de Nosy Boraha tornam-no um excelente destino para mergulho com snorkel. Os melhores locais são próximos a Atafana e La Crique, na costa centro-oeste, onde a mistura de recifes de coral saudáveis ​​e naufrágios rasos cria uma experiência subaquática encantadora. Mais adiante, os recifes de coral negro e o extenso fundo do mar com pedras de granito são o ambiente perfeito para os mergulhadores encontrarem garoupa, tubarões cinzentos, arraias e barracudas. Existem também alguns naufrágios mais profundos para os mergulhadores mais experientes explorarem.

Mas tenha sempre em mente, nadar em Nosy Boraha deve ser feito com cautela - embora existam várias baías rasas e seguras, a costa leste de Madagascar é conhecida por suas fortes correntes e grande parte da ilha não é protegida por recifes de coral.






Para solidão e isolamento total, esta pequena ilha na ponta sul de Nosy Boraha é a perfeição. Não há estradas nem carros, as praias são lindas e os recifes de coral alguns dos melhores do mundo.



Fontes:

SakatiaParadise
Discoverafrica.com
NosyKomba.com
Snorkelink Report
Nosybe-Tourisme
Brasil Escola
JadoreVoyager

Comentários

Destaques

A maravilhosa história dos trajes de mergulho

Muito antes de existirem trajes espaciais, tínhamos roupas de mergulho.  O oceano foi o primeiro ambiente hostil para o qual enviamos pessoas para explorar, completamente cobertos com equipamentos de proteção.  O primeiro capacete de mergulho concebido por Edmond Halley, final do século 17 S EXPANDIR 2 (Via  History of Diving Museum  e  Ptak Science Books  ) Um traje de Mergulho, construído pelo aristocrata francês Pierre Remy de Beauve, 1715 Uma das suas duas mangueiras fornecia ar a partir da superfície por meio de um fole, e o outro purgava o ar exalado. S EXPANDIR (Via  -funny-senhora real  e  Musée Federic Dumas Sanary sur Mer  ) A máquina de mergulho Lethbridge por John Lethbridge, 1715 Este barril de carvalho hermético foi usado para salvar objetos de valor de naufrágios.  Outro inglês, Andrew Becker, desenvolveu um sistema semelhante no mesmo ano, mas esse terno tinha um sistema de tubos para inspirar e expirar, também. (Via  o respiro do site

Curso de mergulho profissional no Brasil

Para se tornar mergulhador profissional raso (50 mt) no Brasil, é preciso recorrer à uma das três escolas credenciadas pela Marinha. Uma das opções é o Senai, que oferece o curso no Rio de Janeiro e em Macaé. A outra é a Divers University em Santos, e por fim, a mais jovem entre as escolas de mergulho profissional, A Mergulho Pro Atividades Subaquáticas. Os valores estão na média de R$ 5085,04 (Preço Senai) para a formação básica, sendo aconselhável realizar outras especializações que podem elevar significativamente o investimento. Por exemplo, para trabalhar no mercado off-shore é pré requisito de uma forma geral, a formação em Montagem e manutenção de estruturas submersas  (R$ 2029,46). Uma outra especialização que ainda consideramos bastante positiva aos iniciantes, e que certamente é a de menor custo (R$ 792,50 - preço Senai), é o curso de Suporte Básico À Vida Para Mergulhadores. Se torna um ponto positivo pois capacita o mergulhador a prestar os primeiros socorros dentro dos p

Segunda profissão mais perigosa do mundo

Petróleo e Gás Profissão mergulhador: segunda mais perigosa do mundo » Profissional é procurado para trabalhos onde a máquina ainda não consegue realizar com precisão. A profissão de mergulhador offshore é a segunda mais perigosa do mundo, perdendo somente para quem trabalha no espaço, os astronautas. Apesar da periculosidade da profissão, muitas pessoas buscam se especializar na área por causa da boa remuneração e mercado de trabalho amplo. A profissão de mergulhador se divide em duas categorias: mergulhador raso e profundo. A diferença é a profundidade, que chega até 300 metros. Os mergulhos até 50 metros de profundidade são realizados pelo mergulhador profissional raso, ultrapassando esse limite, entra em ação o mergulhador profissional profundo que se limita a trabalhar até 320 metros de profundidade. Apesar dos avanços tecnológicos na área petrolífera e naval, os mergulhadores profissionais offshore ainda são bastante procurados para realizar diversos serviços especí

Aprenda marinharia - Pinha de Retinida

Sua embarcação vai acostar junto a outra embarcação para realizar a faina do dia! Eis que é necessário lançar o cabo para amarração. Quantos já tiveram problemas nesse momento, precisando de diversos arremessos para obter sucesso. A verdade é que se tivessem aprendido este nó, a coisa seria muito mais fácil. O "Pinha de Retinida" foi concebido para formar um peso na extremidade de uma linha guia a fim de permitir lançar o chicote de um cabo a uma maior distância. O que é: *Faina: s.f. Qualquer trabalho a bordo de um navio *Acostar : 1) Diz-se quando uma embarcação se aproxima de uma costa; navegar junto à costa. 2) Encostar o barco no cais ou em outra embarcação. Leia também:  Aprenda Marinharia - Falcaça Simples Aprenda Marinharia - Nó Volta do Fiel Aprenda Marinharia - Nó Láis de Guia Aprenda Marinharia - Nó Boca de Lobo

Mergulhando na Caixa de Mar

 Você sabe o que é caixa de mar  ? A caixa de mar fornece um reservatório de entrada do qual os sistemas de tubulação retiram água bruta.  A maioria das caixas de mar é protegida por  grades  removíveis  e podem conter placas defletoras para amortecer os efeitos da velocidade da embarcação ou do estado do mar.  O tamanho de entrada e espaço interno das caixas de mar pode varia de menos de 10 cm² a vários metros quadrados. As grades da caixa de mar estão localizadas debaixo de água no casco de um navio tipicamente adjacente à casa das máquinas. As caixas do mar são utilizadas para extrair água através delas para lastro e arrefecimento de motores, e para demais sistemas de uma embarcação, incluindo plataformas de petróleo. São raladas até um certo tamanho para restringir a entrada de materiais estranhos indesejados. Esta área crítica de entrada subaquática requer cuidados e manutenção constantes para assegurar um fluxo livre de água do mar. Os Serviços de Mergulho Comercial têm uma exper

O que é: Narcose pelo nitrogênio ou embriaguez das profundezas

Importante saber: Narcose é o efeito narcótico provocado por gases inertes ao se difundirem no sistema nervoso central. A ocorrência depende da pressão parcial do nitrogênio e da sua solubilidade nos tecidos. É semelhante à embriaguez causada pelo álcool ou efeito de gases anestésicos. Varia de indivíduo para indivíduo. Começa discretamente á partir dos 30 metros de profundidade, manifestando-se de acordo com a suscetibilidade do indivíduo. Quando maior a profundidade, pelo efeito tóxico decorrente, maior a deterioração da destreza física e mental, até a apresentação de um quadro de desordem total das reações. Profilaxia Não mergulhar com ar comprimido em profundidades maiores que 40 metros. Não ingerir álcool antes de operações de mergulho. Respirar moderadamente, pois o CO2 potencializa esta operação. Tratamento Reduzir imediatamente a profundidade de permanência do mergulhador; o efeito reverte, não permanecendo sequelas. Vídeo perigos do nitrog

Explosão na plataforma de perfuração Deepwater Horizon e suas lições

O acidente e as lições aprendidas no caso da Deepwater Horizon Autor: Diego Tavares Bonfim Em 2010, a plataforma plataforma Deepwater Horizon explodiu e afundou, deixando 11 mortos (Foto: Guarda Costeira EUA/Reuters/via BBC News Brasil) Ao final do artigo uma seleção de vídeos sobre o acidente da Deepwater Horizon No dia 20 de Abril de 2010, por volta das 21h local, no Golfo do México, uma explosão na plataforma de perfuração Deepwater Horizon, de propriedade da empresa Transocean e operando para a BP - British Petroleum, deu início ao que é registrado como um dos mais graves acidentes do setor de Exploração e Produção de Petróleo. A unidade afundou após 36 horas de intenso incêndio, deixando onze pessoas mortas, dezessete feridas e o poço Macondo, a 48 milhas náuticas da costa e 148 milhas náuticas do porto de recursos mais próximo, no estado da Louisiana, aberto por 87 dias consecutivos no que é considerado o maior vazamento da história dos Estados Unidos, talvez mesmo um dos maio

Você já viu ? Raspagem de casco de navio

Foto: Martin Damboldt Os barcos que permanecem constantemente dentro da água salgada, incluindo os navios, tem seus cascos externos pintados com uma Tinta Anti-incrustante (chamada tinta venenosa), onde desempenha a função de não permitir o desenvolvimento de nenhum tipo de vida marinha colado aos mesmos, seja crustáceos ou qualquer tipo de algas. Além desse procedimento prévio, que tem duração útil de dois ou três anos, existem cuidados de inspeção e vistoria dos cascos imersos para verificação de fissuras, abalroamentos, e até mesmo condições do estado geral e eficiência da pintura.  Dependendo das condições apresentadas, empreende-se procedimentos de limpeza, manutenção como soldagens de partes danificadas e nova pintura. Mas qual a razão para efetuar a limpeza dos cascos das embarcações ? As incrustações que ao longo do tempo se formam nos cascos das embarcações prejudicam na eficiência da navegação, não apenas no fator velocidade, mas também no consumo de combustível. Além diss

Primeiro passo para se tornar mergulhador profissional é o chamado teste de aquacidade

Já falamos em outra publicação  sobre as escolas credenciadas para oferecer o curso de  formação para mergulhador profissional raso (Realiza trabalhos subaquáticos até 50 metros de profundidade com ar comprimido). Mas agora vamos falar de algo comum a todas elas, o teste de aquacidade. Antes mesmo de realizar a bateria de exames para ingressar no curso, você precisará ser aprovado em um teste (aquacidade) que consiste nos seguintes exercícios: Nadar 200 metros no tempo máximo de 5 minutos Apnéia dinâmica (natação submersa) de, no mínimo, 25 metros realizar permanência na água (flutuação) de, no mínimo, 10 minutos Podendo ainda ser realizados os seguintes testes: Nadar em qualquer estilo 100 metros em, no máximo, 02 minutos Nadar em qualquer estilo 800 metros em, no máximo, 25 minutos Valor cobrado para o teste de aquacidade do Senai - R$ 30,00 Documentos obrigatórios para o teste de aquacidade: Carteira de identidade (Xerox) CPF (Xerox) Atestado Médico

Equipamento de Mergulho: Saiba tudo sobre cilindros de mergulho - Aqualung

Aprenda sobre cilindros de mergulho Scuba - S elf-Contained Underwater Breathing Apparatus   Vídeo produzido pela Webventure Uso correto: • Nunca exceder a pressão de trabalho. • Nunca deixar cilindros carregados expostos ao sol ou lugares quentes. • Não esvazie totalmente seu cilindro, principalmente quando estiver imerso. • Guardar com uma pressão de aproximadamente de 50 a 100 PSI. • Guardar sempre seu cilindro em pé. • Inspeção visual a cada ano e, se for necessário limpeza interna. • Mantenha o teste hidrostático em dia (a cada 5 anos). • Nunca carregue o cilindro fora d'água. • Não use um cilindro que foi carregado há muito tempo atrás. • Certifique-se que o ar com que esta sendo carregado o cilindro é de boa qualidade. Veja ainda como são feitos os cilindros de mergulho: Vídeo produzido pela Scubadoo Cilindro  É o reservatório onde fica a mistura respiratória a ser utilizada no mergulho.  O material constitutivo pode ser aço carbono