GUIA DE MERGULHO
O mergulho em cavernas é o mergulho em um ambiente suspenso, sem acesso vertical direto ao ar livre, à superfície ou à luz. Uma expedição de mergulho em cavernas pode facilmente ser uma viagem de ida e volta de quilômetros debaixo d'água.
Em uma expedição profissional, você pode descobrir antigas formações rochosas que nunca viram a luz do dia ou foram tocadas pelo homem.
O mergulho em cavernas não é um hobby; é um chamado. Alguns especialistas estimam que apenas 75 pessoas em todo o mundo podem se autodenominar mergulhadores de caverna profissionais.
Esta qualificação de especialista em mergulho nasceu puramente da necessidade de mergulhadores que possam ir mais longe do que qualquer outro ser humano antes, seja para pesquisas científicas e, em alguns casos, missões de resgate.
Antes de prosseguirmos, precisamos explicar a diferença entre mergulho de cavernas e mergulho em cavernas.
Qual é a diferença entre mergulho em caverna e um mergulho de caverna?
Existem várias diferenças importantes entre o mergulho em cavernas e o mergulho de cavernas.
O mergulho em cavernas geralmente ocorre na boca de uma caverna. Embora existam obstáculos elevados, o ambiente ainda é iluminado pela luz do dia.
A Seção de Mergulho em Cavernas da National Speleological Society (NSS-CDS) define o mergulho em caverna como o mergulho em uma área aberta que recebe luz solar direta, não tem mais de 21 metros de profundidade e fica a 130 metros lineares da entrada da caverna.
Basicamente, o mergulho em cavernas é uma atividade diurna que não é muito diferente do mergulho em águas abertas.
Os mergulhadores de cavernas, no entanto, podem mergulhar quilômetros abaixo da água e entrar em áreas sem luz natural, bem como com visibilidade limitada da água.
Outra diferença principal entre os dois é que um é um esporte radical, enquanto o último, o mergulho de cavernas, é uma qualificação de especialidade que apenas 1% dos melhores mergulhadores podem atingir.
Em termos de equipamento, também diferem amplamente, mas entraremos em maiores detalhes um pouco mais tarde.
Finalmente, os mergulhadores de cavernas têm termos especializados para mergulhos em águas claras e turvas - nascente e reservatório.
O que é uma primavera?
Você conhece aquelas lindas fotos de mergulho em cavernas que são impressas na National Geographic?
Fotos parecidas com estas:
Bem, essas fotos são normalmente tiradas em mergulhos na primavera.
Em mergulhos na primavera, a água é normalmente de empreendimentos subterrâneos de fluxo límpido - locais como a famosa nascente da Flórida, onde tudo o que você precisa fazer é manter a flutuabilidade e nadar com o fluxo.
Claro, você precisará manter sua mão na diretriz.
O que é um Sump?
Uma expedição de depósito, por outro lado, é feita por meio de redes de cavernas úmidas e secas.
A visibilidade na água é baixa e você precisa ir à superfície em pequenas cavidades. Um exemplo famoso disso seria a história que conquistou a comunidade global em 2018 - o Thai Cave Rescue, onde mergulhadores salvaram o time de futebol Wild Boars do sistema de cavernas de Tham Luang.
Infelizmente, Saman Kunan, um ex-SEAL da Marinha tailandesa, morreu de asfixia enquanto fornecia oxigênio entre as câmaras. Seu companheiro de mergulho não foi capaz de reanimá-lo, mesmo depois de realizar a RCP na rede de cavernas.
No rastro da tragédia, a Marinha da Tailândia agora incluiu o mergulho de cavernas em seu programa de treinamento, portanto, se ocorrerem inundações de monção em suas redes de cavernas no futuro, eles não precisarão contar com uma equipe internacional de especialistas.
Não se engane - o mergulho de cavernas é uma atividade incrivelmente perigosa. Você precisa de temperamento, experiência e habilidade para navegar com segurança em situações perigosas.
Os perigos do mergulho de cavernas
Cada nível de mergulho vem com seu próprio conjunto de riscos.
No curso introdutório do Open Water Certificate, você é ensinado a gerenciar situações estressantes. Mas ao mergulhar em águas abertas, você sempre sabe que nadando para cima chegará à superfície.
No mergulho de cavernas, mesmo se você soubesse qual era o caminho para cima - não importaria. O estresse é aumentado pelo fato de que o caminho para a segurança pode ser em qualquer direção.
Para se preparar para o mergulho de cavernas, os mergulhadores precisam dominar muitos exercícios.
Esses incluem:
- Como lidar com situações em que seu tanque fica sem ar;
- Abordagem de falha de equipamento;
- O que fazer se você perder seu companheiro de mergulho na caverna;
- O que fazer se o seu dupla de mergulho se enroscar na linha;
- O que fazer se você perder a linha que o conecta à saída da caverna.
Como você pode ver pela lista acima, essas são situações extremas. Mas os cursos de mergulho em cavernas, que são operados por seu próprio conselho de especialistas, também incluem exercícios em que as máscaras dos nadadores ficam cegas e eles só podem navegar com a diretriz.
Se você acha que não é capaz de lidar com as situações acima, mesmo em treinamento, então o mergulho de cavernas é algo que você deve evitar. Como o nome do curso de especialidade PADI sugere, você não precisa ter medo ao mergulhar em cavernas.
Você também precisará se envolver continuamente em exercícios de treinamento, à medida que a prática leva à perfeição.
Mas, assim como você precisa caminhar antes de correr, você precisa dedicar muitas horas de mergulho em águas abertas antes mesmo de considerar o mergulho de cavernas.
Quais certificados e habilidades você precisa para se tornar um mergulhador de caverna?
Então você está determinado a se tornar um mergulhador de caverna, hein?
Bem, antes de partir em suas primeiras aventuras, você precisará marcar as seguintes etapas:
- Em primeiro lugar, você deverá concluir um curso avançado em águas abertas, que permite mergulhar a 130 pés.
- Este certificado precisa ser seguido por um curso de especialização relacionado ao mergulho em cavernas, que permite que você experimente ambientes aéreos e condições de pouca luz.
- Finalmente, você terá que completar um curso de mergulho noturno, pois as cavernas não são exatamente conhecidas por serem abundantes em luz.
Somente depois de marcar todas essas caixas, você pode começar o plano para embarcar em um curso de mergulho em cavernas.
Durante sua formação em mergulho, você aprenderá sobre os diferentes tipos de cavernas subaquáticas.
Existem quatro tipos:
Cavernas do litoral (mar)
Criado por ondas e normalmente não são terrivelmente longos. Encontrados principalmente nas regiões costeiras, exemplos destes podem ser encontrados nos Grandes Lagos, Nova Inglaterra e Califórnia.
Coral Caves
São o que o nome sugere: grandes formações de recifes de coral crescendo juntos para formar cavernas fechadas. Normalmente são túneis e são o lar de peixes e tubarões.
Tubos de lava
São formados por atividade vulcânica. Quando a lava flui de um vulcão e atinge o mar, a superfície esfria e endurece. Dentro da lava ainda está se movendo, criando um tubo. Como era de se esperar, você pode encontrar tubos de lava impressionantes no Havaí.
Cavernas de Solução
Estes são formados ao longo de eras. Água contendo ácido carbônico penetra no calcário e dissolve a rocha no nível inferior, criando a estrutura da caverna. A rede de cavernas da Flórida é um exemplo desse tipo.
Técnicas de Mergulho
Embora seja muito bom ter os certificados e saber que tipo de caverna você está explorando, você precisará possuir controle de flutuabilidade de nível de instrutor e técnicas de propulsão múltiplas perfeitas, incluindo:
- chutes de sapo;
- Chutes de vibração;
- Chutes nas costas;
- e voltas de helicóptero.
Estes são especialmente cruciais para mergulhadores em cavernas, pois técnicas ruins irão agitar lodo no chão das cavernas e arruinar a visibilidade - o que não é um problema em situações de águas abertas.
Se você foi capaz de marcar todas as caixas de qualificação e tem as habilidades definidas, agora você precisa ter certeza de que tem o equipamento certo.
Equipamento de mergulho de cavernas
Como destacamos até agora, o mergulho em cavernas é uma atividade altamente especializada.
Para expedições de mergulho em cavernas, você só precisa usar um único tanque com válvulas K e um único regulador.
Os mergulhadores de cavernas, entretanto, usam sistemas com duas válvulas liga / desliga separadas e primeiros estágios do regulador. Isso significa que se o O-ring da válvula para o regulador romper ou um regulador começar a fluir livremente, você ainda pode desligar o equipamento com problema e usar o segundo tanque.
A maior parte do seu equipamento de mergulho precisará ser reconfigurado para garantir a redução do risco de emaranhamento e aumento de sedimentos. Portanto, todos os medidores, mangueiras infladoras e reguladores são encaixados, ou armazenados na roupa, firmemente. As tiras das nadadeiras também precisam ser fixadas com fita adesiva.
Então, obviamente, seu snorkel é deixado para trás. Você não pode alcançar a superfície da caverna. Além disso, eles tendem a ficar presos em obstáculos no teto da caverna.
Eu não posso enfatizar isso o suficiente - o emaranhamento é um risco enorme para mergulhadores em cavernas; tudo tem que ser amarrado. As tiras das nadadeiras oscilantes precisam ser fixadas com fita adesiva e outros acessórios precisam ser guardados ou presos ao corpo com tiras.
A peça de equipamento mais importante para um mergulhador de caverna é seu carretel. Esta linha é estabelecida à medida que os mergulhadores exploram a rede de cavernas. Sem ele, não há orientação de volta para a entrada da caverna. Mesmo se as condições estiverem claras, um péssimo chute da nadadeira pode arruinar a visibilidade.
A corda de um mergulhador de cavernas é literalmente sua tábua de salvação.
Você sempre precisará de sua roupa de neoprene, mesmo em climas tropicais, pois a falta de luz solar direta significa que as temperaturas nas cavernas são baixas. Além disso, as luvas não são recomendadas, pois os mergulhadores precisam confiar em seu tato ao navegar em espaços escuros.
Melhores luzes para mergulho de cavernas
Cavernas estão escuras.
Para navegar, é fundamental ter no mínimo duas luzes: uma luz principal e uma de reserva. A maioria dos mergulhadores de caverna prefere uma luz tipo vasilha para suas luzes primárias e várias luzes secundárias montadas em seus capacetes ou fixadas em seu colete.
Recomendamos nosso Aqualite Pro2 e SL4 eELD para opções secundárias leves e compactas. Ambos têm um feixe estreito e brilhante que torna mais fácil ver as longas passagens.
O SL3 é uma ótima opção para uma luz de reserva de emergência de fácil alcance porque pode ser conectado diretamente ao seu colete com uma guia retrátil.
A palavra final
Uma atividade tão perigosa é uma atração para indivíduos que gostam de se testar e forçar os limites de suas habilidades.
Também há algo a ser dito sobre como encontrar uma caverna que nunca foi vista por humanos antes. Em um mundo com poucas novas fronteiras de aventura, a caverna subaquática oferece uma oportunidade de experimentar uma exploração genuína.
Apenas tome cuidado lá embaixo.
Fonte: Underwater kinetics
Vídeos Relacionados
Comentários
Postar um comentário