TUDO SOBRE O NAUFRÁGIO DO VICTORY 8B
Essa não é uma embarcação com uma história tradicional de naufrágio. Na verdade a história é bem mais longa, e afundar no mar do Espírito Santo não teve relação nenhuma com mar revolto ou danos no navio, Os problemas do Victory eram de ordem fiscal, e começavam bem longe de águas brasileiras, na Grécia, seu país de origem,
Pra entender melhor essa história e saber o desfecho dela, destacamos abaixo os fatos acontecidos em ordem cronológica:
Ano 1997
Nesse ano o Banco Central da Grécia de forma incomum solicitou ao governo brasileiro a apreensão do navio por problemas fiscais naquele país. No Brasil também haviam dívidas referentes a multas contratuais por atraso de entrega, isso gerou o impedimento do navio de deixar o porto de vitória. Seus vinte e dois tripulantes ainda assim permaneceram a bordo do Victory 8B por mais 18 meses, até que acabassem combustível, comida, água potável. Foi quando solicitaram extradição a Polícia Federal Brasileira, e deixaram o cargueiro que acabou abandonado.
Ano 1999
Por acaso do destino ou não, o Victory 8B acabou se inserindo em uma ideia que já se tentava executar há muitos anos, mas que enfrentava barreiras na lei e em questões ambientais, a criação de recifes artificiais marinhos,
O navio tinha características e condições técnicas de ser preparado de forma a garantir a preservação do meio ambiente, e havia vontade política para isso acontecer. Nesse ano o cargueiro passou a integrar projeto da secretaria de meio ambiente do estado denominado “Recifes Artificiais Marinhos do ES” (RAM-ES)
Ano 2002
Esse ano foi marcado pela assinatura de convênio de diversos orgãos governamentais e empresas com a finalidade de viabilizar e fiscalizar a execução do projeto, faziam parte do grupo, a Marinha do Brasil, Governo Estadual do ES, Ibama.
Foi indicada por oceanógrafos e biólogos a localização desejada para afundar a embarcação, e foi aceita pela Direção de Hidrografia Naval (DHN).
Ano 2003
Foto: Atlantes
Anos seguintes: O que aconteceu depois disso ?
Mais de 15 anos depois de deixar a água entrar em suas cavidades, o levando para as profundezas do mar, o Victory reina mais vitorioso e vivo do que nunca.
O local do afundamento se tornou um ponto de estudos e pesquisas, onde se pode acompanhar toda a evolução e comportamento da vida marinha ao redor desse recife artificial. Se tornou também importante atração para mergulho, fomentando o esporte e turismo na região. Os ganhos são significativos, e com os devidos cuidados, amparados pelas ciências, os impactos positivos podem superar infinitamente qualquer fator considerado danoso.
DADOS BÁSICOS | ||
Nome do navio: Victory 8B | ||
Data do afundamento: 03.07.2003 | ||
LOCALIZAÇÃO | ||
Local: Guarapari | UF: ES. | País: Brasil |
Posição: Entre as Ilhas Rasas e Escalvada. | ||
Latitude: 20° 41.421' Sul | Longitude: 040° 23.383' West | |
Profund. mínima.: 18 metros | Profund. máxima: 34 metros | |
MOTIVO DO AFUNDAMENTO: Formação de recife artificial | ||
CONDIÇÕES ATUAIS: inteiro |
DADOS TÉCNICOS | ||
Nacionalidade: Grega | ||
Ano de Fabricação: 1975 | ||
Armador:Dania Shiping Association Kobenhavn | ||
Estaleiro:Bussumer Werft, Bussum | ||
Comp.: 89,77 metros. | Boca: 13,6 metros. | |
Tipo de embarcação: Cargueiro | Deslocamento: 4148 toneladas | |
Material do casco: aço | Propulsão: motor diesel | |
Carga: vazio - removidos máquinas e outros acessórios. |
Fonte: Dados Básicos e Técnicos Naufrágios do Brasil
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