SAN FRANCISCO (Reuters) - A agência que supervisiona o desenvolvimento na Baía de San Francisco, na Califórnia iniciou uma investigação formal sobre a construção de uma "barcaça secreta" do Google Inc em uma ilha na baía.
A investigação, que começou na semana passada, irá examinar quais licenças são necessárias para construir a barca, e se os donos do cais Treasure Island, onde o navio está atracado possuem as devidas autorizações, disse Larry Goldzband, o diretor-executivo da San Francisco Bay Conservação e Desenvolvimento Comissão.
"Queremos ter certeza de que as licenças que são utilizadas pelos proprietários do cais realmente permitem a construção de acontecer", disse à Reuters Goldzband na quarta-feira, referindo-se ao que ele descreveu como "uma investigação preliminar e formal de execução."
Representantes do Google informou Goldzband em uma reunião recente que eles estão no processo de fazer as mudanças no design da barcaça que foram solicitadas pela Guarda Costeira dos EUA.
Jason Tama, um comandante da Guarda Costeira, disse que não poderia comentar sobre casos específicos, mas observou que é prática padrão para a Guarda Costeira inspecionar novas construções para assegurar que os regulamentos de segurança, e de proteção ambiental são cumpridos. Alterações nos navios são uma parte comum do processo, disse ele.
Google não retornou pedidos de comentários.
A barca, que é feita de contêineres de aço empilhados quatro andares de altura, provocou intensa especulação sobre a sua finalidade, desde a sua existência foi relatada pela primeira vez em outubro. O Google, manteve silêncio sobre a finalidade de tal barcaça.
Os documentos apresentados para o Porto de São Francisco em agosto, descrevem um "artístico" espaço de exposição de tecnologia.
Um relatório publicado no San Francisco Chronicle na segunda-feira, citando documentos que o Google submeteram ao construtor da barcaça Turner Construction Co, referem-se a uma "loja de varejo flutuante."
A loja de varejo flutuante pode levantar questões com a comissão de conservação e desenvolvimento, que emite licenças para as embarcações que estão ancorados em um local por um tempo prolongado.
A presente investigação está focada na construção da barca, e não a sua utilização futura. A investigação, que deve demorar algumas semanas, vai olhar para quem é dono do cais, que o usa e para que fins, disse Goldzband.
Bay Ship and Yacht Co tem um contrato de arrendamento com Treasure Island para Pier One que decorreu até 30 de novembro, de acordo com os documentos fornecidos à Reuters pela Autoridade de Desenvolvimento Treasure Island no início deste ano. O diretor da autoridade de desenvolvimento não estava disponível para comentar.
Também não foi possível o contato com a Bay Ship and Yacht Co para comentarem sobre o assunto.
Goldzband não iria especular sobre que tipo de ação pode resultar, mas se constatado que houve alguma violação, a comissão tem o poder de impor multas, bem como a emissão de ordens de cessar a construção.
© 2013 Thomson Reuters. Todos os direitos reservados.
Comentários
Postar um comentário