Por Ella Davies Reporter, BBC Nature
O "Yellow Saddle Goatfish" leva a vida em grupo. E quando bate aquela fome, saem juntos para pegar o seu jantar, descobriram os cientistas.
Quando um indivíduo persegue sua presa em torno de uma formação de corais, outros se reúnem em torno para bloquear as rotas de fuga.
O comportamento coordenado incomum foi observado pelos cientistas no Mar Vermelho, na costa do Egito.
A descoberta, publicada na revista Ethology , coloca o peixe em um grupo de elite das espécies conhecidas por caçar de forma colaborativa.
Os "Saddle Goatfish" ( Parupeneus cyclostomus ) são peixes tropicais encontrados na região do Indo-Pacífico, uma área que acreditam ser uma das mais ricas em vida marinha do mundo.
Eles têm longos bigodes "barbos" saindo de suas bocas, que eles usam para detectar os movimentos da presa nos recifes de corais. Tudo em ação coordenada.
Cientistas da Universidade de Neuchâtel, na Suíça, estavam estudando o peixe para saber mais sobre a sua estrutura social.
Esses peixe são conhecidos por viverem em grupos que são baseados em seu tamanho, em vez de relações familiares, formam grupos de peixes todos de tamanho similar.
Os cientistas sugerem que esta estratégia pode melhorar a coordenação para cardumes de peixes, tornando-os mais simples e mais bem sincronizados.
Durante suas viagens snorkel para observar as espécies, os cientistas notaram que cada peixe parecia adotar um papel específico durante esses caças.
Quando um único "Goatfish" perseguiu sua presa, o restante do grupo trabalharam juntos como uma equipe para garantir o seu sucesso. Alguns agindo como "bloqueadores" espalhados pela formação de corais para evitar a presa de escapar enquanto o "caçador" perseguia o seu alvo.
Comportamento semelhante só foi identificado em um punhado de espécies - principalmente mamíferos, incluindo chimpanzés, orcas, leões e golfinhos, mas também aves. Muito poucos peixes foram vistos a "trabalhar em conjunto".
Em algumas espécies cada indivíduo realiza sempre o mesmo papel durante cada caçada, mas no caso do "Saddle Goatfish" ocorre uma abordagem flexível.
"Cada indivíduo pode ser um caçador ou um bloqueador", disse o professor responsável pela pesquisa.
Temos muito para aprender. Os peixes podem mostrar comportamentos surpreendentes, e estamos longe de conhecer todas as fascinantes criaturas do mar. Por tanto, vamos mergulhar!!!
Veja aqui esses belos peixes na hora do almoço:
Veja aqui esses belos peixes na hora do almoço:
Comentários
Postar um comentário