Há várias áreas em que um mergulhador comercial pode trabalhar, tais como construção, recuperação, manutenção, inspeção, corte e solda, reparações, exploração em alto mar, fotografia, entre outras. Cabe ressaltar que existem diferenças de nomeclatura e atividades desempenhadas por estes profissionais ao redor do mundo. Por exemplo, aqui no Brasil em caso de resgate de cadáveres quem costuma atuar são unidades do corpo de bombeiros, enquanto que em outros países, essa é uma atividade das forças policiais.
Seguem-se os tipos de mergulhadores e o que eles fazem:
Mergulhadores Offshore - São o tipo mais comum de mergulhadores comerciais. Trabalham para companhias petrolíferas e de gás que têm operações offshore. O seu trabalho é ajudar a explorar, manter plataformas petrolíferas (Manutenção, inspeção e reparos) , e construir estruturas subaquáticas utilizadas na produção de petróleo e gás. O trabalho é muito exigente e é mesmo considerado como o mais perigoso trabalho de mergulho, e também como a profissão mais perigosa do mundo. Um novo mergulhador no Brasil terá mais hipóteses de iniciar uma carreira no mergulho profissional offshore, se tiver como formação além do curso básico, outras qualificações, por exemplo, curso de montagem e manutenção de estruturas submersas, e curso de emergências médicas voltadas para esta atividade .
Os Mergulhadores Inshore "em terra" - Aqui, os mergulhadores qualificados trabalham também em água doce, tais como rios, lagos, e até represas. Os mergulhadores ajudam a sondar ou a construir pontes e barragens, executam limpezas de casco de embarcações, reparos e manutenção, inclusive em plataformas de petróleo que se encontram em parada operacional. Muitos projetos de engenharia dependem da atuação desses profissionais. Um ponto que diferencia do mergulho offshore, é o fato dos mergulhadores não terem de passar pelo confinamento em navios e plataformas. Os mergulhadores em terra, em alguns casos podem ir para casa depois de um dia de trabalho.
Mergulhadores Científicos - Estudo de espécies subaquáticas. Estes mergulhadores são também cientistas. Trabalham normalmente com agências governamentais e universidades, uma vez que recolhem amostras subaquáticas utilizadas em programas de investigação.
Mergulhadores de "Media" - Realizam filmagens e fotografias subaquáticas. Trabalham para empresas de cinema e televisão, ou de forma autônoma, É destaque aqui a produção de séries documentais, material para tv e documentários. Devem ser operadores de câmara e são responsáveis pelo planeamento, pesquisa, preparação do equipamento e captura da filmagem. Este é um trabalho que requer um grande número de multi-tarefas. No Brasil, um dos cinegrafistas mais reconhecidos nesse segmento é o Lawrence Wahba.
Curiosidade:
Em países como o Estados Unidos, existem os mergulhadores chamados de HAZMAT Divers. HAZMAT nada mais é que uma abreviação de “materiais perigosos” (em inglês hazardous material) – substâncias em quantidades ou formas que podem representar um risco razoável para a saúde. Mas no Brasil, todo mergulhador executa esse tipo de atividade, cabendo aos empregadores garantirem as práticas de segurança e saúde exigidas e recomendadas. Cabe ainda aos órgãos competentes fiscalizar e exigir condições e equipamentos adequados a cada atividade. São eles a Marinha, Ministério público do trabalho, sindicatos. Mas se você é mergulhador, seja o primeiro a garantir que sua saúde e segurança sejam respeitadas.
Conceito de "HAZMAT Divers" nos Estados Unidos
HAZMAT Divers - têm um trabalho mais perigoso do que outros mergulhadores comerciais porque lidam com materiais perigosos. Estes mergulhadores correm o risco de contrair doenças que podem colocar as suas vidas em perigo, razão pela qual os empregadores utilizam medidas de segurança como vacinas contra o tétano, hepatite, e outras doenças; locais específicos para descontaminação do mergulhador e equipamento após um mergulho; e planos de contingência se o mergulhador se deparar com um problema enquanto debaixo de água.
O trabalho de um mergulhador comercial HAZMAT inclui o seguinte:
- Recuperação de corpos e objetos perdidos
- Manutenção de válvulas subaquáticas
- Reparação de oleodutos e gasodutos
- Manutenção do equipamento de bombeamento para melhorar os aterros sanitários
- Corte e soldagem no interior de esgotos
- Trabalho de controle da poluição
Os mergulhadores HAZMAT têm um local de trabalho mais perigoso, por isso os empregadores devem certificar-se de que são mantidos em segurança através de vacinas, equipamento adequado, e áreas especializadas onde podem se descontaminar.
Consideração a respeito do vídeo acima: Nas saturações padrão e profunda, o período máximo que o mergulhador pode ser submetido à pressão é de vinte e oito dias e o intervalo mínimo entre duas saturações não deve ser inferior a quatorze dias.
Comentários
Postar um comentário