Pular para o conteúdo principal

Postagens

Selos do mergulho: Rescue Diver - Selo especial mergulho de resgate

Normalmente selos são concebidos para datas comemorativas e feitos importantes, neste caso não sabemos ao certo o fato ocorrido, mas certamente os mergulhadores de resgate merecem todo o nosso respeito! Aqui está uma imagem de um selo semi-postal da Cruz Vermelha representando um mergulhador ao tentar resgatar os ocupantes de um carro submerso, projetado pelo artista finlandês Olavi Vepsäläinen (1927-1993), impressa por litogravura, e emitido pela Finlândia, em 07 de maio de 1966. Este selo postal publicado pela "telelaitos Posti" já está em domínio público , porque é parte de uma decisão emitida por uma autoridade pública, na Finlândia. Atualmente a moeda oficial da Finlândia é o Euro, mas na ocasião a moeda era a Markka finlandesa. Leia também:  Selos do Mergulho - Mergulhadores de resgate missão Apollo 14

Apneia Máxima - Os nômades do mar que aprendem a nadar antes de saber andar

Estamos falando de um povo extraordinário com uma capacidade incrível de prender a respiração. Um povo asiático que evoluiu fisicamente para mergulhar melhor. Se trata de um exemplo impressionante de seleção natural, o povo Bajau do sudeste asiático ao longo do tempo desenvolveu baços maiores para facilitar sua principal atividade de subsistência, a pesca subaquática e a coleta de crustáceos. Mostra o estudo publicado na revista científica Cell que em comparação com povos vizinhos o baço dos Bajau é maior. Sendo o baço um órgão com capacidade de remover as células velhas do sangue, acaba por propiciar também uma elevada remoção das velhas células e ampliação da disponibilidade de oxigênio no sangue, permitindo maior capacidade de prender a respiração embaixo d'água. "Os bajau, também conhecidos como "ciganos do mar" ou "nômades do mar", são um povo de pescadores do sudeste asiático, habitando barcos ou palafitas. Distribuem-se pelos países do sudeste asiáti

Naufrágio humano - Entenda sobre a reciclagem de navios

reportagem  /  reciclagem de navios Naufrágio humano No litoral da Ásia, homens e crianças escalam embarcações de 50 metros de altura e se expõem a metais pesados para ganhar US$ 3 por dia trabalhando no desmanche de navios por TIAGO CORDEIRO NA RAÇA: Cais de desmanche de navios em Chittagong, Bangladesh. Operários trabalham sem luvas, capacetes ou máscaras Todo ano, empresas de transporte da Europa, EUA e China fazem um grande negócio: recebem dinheiro para abandonar na costa sul da Ásia os navios cuja vida útil acabou. Três países em especial aceitam o descarte de bom grado: para Índia, Paquistão e Bangladesh, esses restos são um importante incremento econômico. O problema é que, nesse processo, 100 mil pessoas — incluindo 10 mil menores de 18 anos — trabalham em condições precárias, a temperaturas de até 43 °C, expostas a substâncias tóxicas e recebendo um salário de US$ 3 por dia. Os turnos são de 12 horas, sem folga, férias nem assistência médica. Quando se acid

Operação Pull-in na boca de sino 54 da plataforma P-53

"Conexão das linhas na Unidade de Produção (pull-in) O pull-in consiste na operação de transferir a extremidade de cada linha  individualmente da embarcação de lançamento para o FPSO. São utilizados nesta  operação equipamentos especiais tais como: guinchos de içamento, acessórios  para manuseio das cargas, dentre outros. A operação consiste no posicionamento  dos flanges das linhas alinhados aos suportes existentes no FPSO, permitindo  assim sua conexão ao sistema existente. Durante toda esta operação as linhas  permanecem cheias de água do mar.  Nas operações de pull-in conta-se com o trabalho de uma equipe de mergulho  raso que auxiliará na execução de serviços preliminares, passagem de cabos  mensageiros e na monitoração da passagem da linha pela boca de sino até sua  completa atracação." Petrobras/Cepemar Pull-in é a operação de transferência de um riser do navio de lançamento (PLSV) para conexão na boca de sino da unidade de produção. Riser é o duto de interligação.

Patos de borracha navegando há mais de 20 anos no mar

Ouvimos falar de muitos contêineres que caem ao mar, por ano são registradas a queda de cerca de 10 mil cargas, e em sua maioria as cargas afundam e nunca mais são vistas. Em outros casos, como o de um carregamentos de tênis da marca Nike, chegaram a boiar durante alguns anos, mas tão logo os solados e tecidos se desintegraram, os mesmos não foram mais vistos. Casos como esse podem e já foram utilizados por pesquisadores de diversos institutos oceanográficos para entender mais sobre as correntes marítimas. De todos os casos já registrados, sem dúvida o mais emblemático é o de quase 30 mil brinquedos de plástico que caíram no mar em 1992 durante transporte de Hong Kong para os Estados Unidos. Desde então os patos, castores, sapos e tartarugas de plástico seguem se aventurando. Os brinquedos já viajaram mais léguas que Cristóvão Colombo, atravessaram 3 oceanos e acredita-se ainda que passaram algum tempo congelados em algum lugar do Ártico.  O caso dos brinquedos lançados ao mar,

Impressionante: Pesca mortal com compressores nas Filipinas

Publicação by Mundo do Mergulho . Mais sobre pesca Mortal -  Morte na tevê Estrela do reality show "Pesca Mortal" que morreu durante as gravações tem sua agonia exibida no programa - e isso acirra o debate sobre os limites desse tipo de atração LUTO OU EXPLORAÇÃO? Cena do reality show “Pesca Mortal”, que mostra a aventura de uma tripulação pelos mares do Alasca. Foi a bordo do barco Cornelia Marie (foto) que se deu a morte do capitão Philip Harris O capitão Philip Harris, 53 anos, dedicou-se por mais de três décadas à pescaria em alto-mar. Há cinco anos ficou famoso como estrela do reality show “Pesca Mortal”, transmitido pelo canal a cabo Discovery. O programa mostra as emocionantes aventuras de Harris e sua tripulação (que inclui os seus dois filhos, Jack e Josh) a bordo do barco Cornelia Marie pelos mares do Alasca, nos EUA, em busca dos raros e valiosos crustáceos conhecidos como caranguejos-rei. Em janeiro, quando o grupo filmava a sexta temporada da atração, Harris

Equipamento de mergulho de 1865

Quatro anos antes da publicação do clássico de Júlio Verne, Vinte Mil Léguas Submarinas, Benoît Rouquayrol e Auguste Denayrouze produziram um artefato que permitia ao mergulhador armazenar uma pequena quantidade de ar comprimido nas costas, desligar a mangueira de ar que o ligava à superfície e andar livre pelo leito do oceano. A liberdade era de curta  duração e o sistema primitivo, mas esses primeiros passos foram dados em 1865. “A chave do artefato de Rouquayrol e Denayrouze era um regulador que ajudava a controlar o fluxo de ar do reservatório submarino para a boca do mergulhador.”  Fonte: Manual TDF

Destaques

A maravilhosa história dos trajes de mergulho

Muito antes de existirem trajes espaciais, tínhamos roupas de mergulho.  O oceano foi o primeiro ambiente hostil para o qual enviamos pessoas para explorar, completamente cobertos com equipamentos de proteção.  O primeiro capacete de mergulho concebido por Edmond Halley, final do século 17 S EXPANDIR 2 (Via  History of Diving Museum  e  Ptak Science Books  ) Um traje de Mergulho, construído pelo aristocrata francês Pierre Remy de Beauve, 1715 Uma das suas duas mangueiras fornecia ar a partir da superfície por meio de um fole, e o outro purgava o ar exalado. S EXPANDIR (Via  -funny-senhora real  e  Musée Federic Dumas Sanary sur Mer  ) A máquina de mergulho Lethbridge por John Lethbridge, 1715 Este barril de carvalho hermético foi usado para salvar objetos de valor de naufrágios.  Outro inglês, Andrew Becker, desenvolveu um sistema semelhante no mesmo ano, mas esse terno tinha um sistema de tubos para inspirar e expirar, também. (Via  o respiro do site

Curso de mergulho profissional no Brasil

Para se tornar mergulhador profissional raso (50 mt) no Brasil, é preciso recorrer à uma das três escolas credenciadas pela Marinha. Uma das opções é o Senai, que oferece o curso no Rio de Janeiro e em Macaé. A outra é a Divers University em Santos, e por fim, a mais jovem entre as escolas de mergulho profissional, A Mergulho Pro Atividades Subaquáticas. Os valores estão na média de R$ 5085,04 (Preço Senai) para a formação básica, sendo aconselhável realizar outras especializações que podem elevar significativamente o investimento. Por exemplo, para trabalhar no mercado off-shore é pré requisito de uma forma geral, a formação em Montagem e manutenção de estruturas submersas  (R$ 2029,46). Uma outra especialização que ainda consideramos bastante positiva aos iniciantes, e que certamente é a de menor custo (R$ 792,50 - preço Senai), é o curso de Suporte Básico À Vida Para Mergulhadores. Se torna um ponto positivo pois capacita o mergulhador a prestar os primeiros socorros dentro dos p

Segunda profissão mais perigosa do mundo

Petróleo e Gás Profissão mergulhador: segunda mais perigosa do mundo » Profissional é procurado para trabalhos onde a máquina ainda não consegue realizar com precisão. A profissão de mergulhador offshore é a segunda mais perigosa do mundo, perdendo somente para quem trabalha no espaço, os astronautas. Apesar da periculosidade da profissão, muitas pessoas buscam se especializar na área por causa da boa remuneração e mercado de trabalho amplo. A profissão de mergulhador se divide em duas categorias: mergulhador raso e profundo. A diferença é a profundidade, que chega até 300 metros. Os mergulhos até 50 metros de profundidade são realizados pelo mergulhador profissional raso, ultrapassando esse limite, entra em ação o mergulhador profissional profundo que se limita a trabalhar até 320 metros de profundidade. Apesar dos avanços tecnológicos na área petrolífera e naval, os mergulhadores profissionais offshore ainda são bastante procurados para realizar diversos serviços especí

Aprenda marinharia - Pinha de Retinida

Sua embarcação vai acostar junto a outra embarcação para realizar a faina do dia! Eis que é necessário lançar o cabo para amarração. Quantos já tiveram problemas nesse momento, precisando de diversos arremessos para obter sucesso. A verdade é que se tivessem aprendido este nó, a coisa seria muito mais fácil. O "Pinha de Retinida" foi concebido para formar um peso na extremidade de uma linha guia a fim de permitir lançar o chicote de um cabo a uma maior distância. O que é: *Faina: s.f. Qualquer trabalho a bordo de um navio *Acostar : 1) Diz-se quando uma embarcação se aproxima de uma costa; navegar junto à costa. 2) Encostar o barco no cais ou em outra embarcação. Leia também:  Aprenda Marinharia - Falcaça Simples Aprenda Marinharia - Nó Volta do Fiel Aprenda Marinharia - Nó Láis de Guia Aprenda Marinharia - Nó Boca de Lobo

Mergulhando na Caixa de Mar

 Você sabe o que é caixa de mar  ? A caixa de mar fornece um reservatório de entrada do qual os sistemas de tubulação retiram água bruta.  A maioria das caixas de mar é protegida por  grades  removíveis  e podem conter placas defletoras para amortecer os efeitos da velocidade da embarcação ou do estado do mar.  O tamanho de entrada e espaço interno das caixas de mar pode varia de menos de 10 cm² a vários metros quadrados. As grades da caixa de mar estão localizadas debaixo de água no casco de um navio tipicamente adjacente à casa das máquinas. As caixas do mar são utilizadas para extrair água através delas para lastro e arrefecimento de motores, e para demais sistemas de uma embarcação, incluindo plataformas de petróleo. São raladas até um certo tamanho para restringir a entrada de materiais estranhos indesejados. Esta área crítica de entrada subaquática requer cuidados e manutenção constantes para assegurar um fluxo livre de água do mar. Os Serviços de Mergulho Comercial têm uma exper

O que é: Narcose pelo nitrogênio ou embriaguez das profundezas

Importante saber: Narcose é o efeito narcótico provocado por gases inertes ao se difundirem no sistema nervoso central. A ocorrência depende da pressão parcial do nitrogênio e da sua solubilidade nos tecidos. É semelhante à embriaguez causada pelo álcool ou efeito de gases anestésicos. Varia de indivíduo para indivíduo. Começa discretamente á partir dos 30 metros de profundidade, manifestando-se de acordo com a suscetibilidade do indivíduo. Quando maior a profundidade, pelo efeito tóxico decorrente, maior a deterioração da destreza física e mental, até a apresentação de um quadro de desordem total das reações. Profilaxia Não mergulhar com ar comprimido em profundidades maiores que 40 metros. Não ingerir álcool antes de operações de mergulho. Respirar moderadamente, pois o CO2 potencializa esta operação. Tratamento Reduzir imediatamente a profundidade de permanência do mergulhador; o efeito reverte, não permanecendo sequelas. Vídeo perigos do nitrog

Explosão na plataforma de perfuração Deepwater Horizon e suas lições

O acidente e as lições aprendidas no caso da Deepwater Horizon Autor: Diego Tavares Bonfim Em 2010, a plataforma plataforma Deepwater Horizon explodiu e afundou, deixando 11 mortos (Foto: Guarda Costeira EUA/Reuters/via BBC News Brasil) Ao final do artigo uma seleção de vídeos sobre o acidente da Deepwater Horizon No dia 20 de Abril de 2010, por volta das 21h local, no Golfo do México, uma explosão na plataforma de perfuração Deepwater Horizon, de propriedade da empresa Transocean e operando para a BP - British Petroleum, deu início ao que é registrado como um dos mais graves acidentes do setor de Exploração e Produção de Petróleo. A unidade afundou após 36 horas de intenso incêndio, deixando onze pessoas mortas, dezessete feridas e o poço Macondo, a 48 milhas náuticas da costa e 148 milhas náuticas do porto de recursos mais próximo, no estado da Louisiana, aberto por 87 dias consecutivos no que é considerado o maior vazamento da história dos Estados Unidos, talvez mesmo um dos maio

Você já viu ? Raspagem de casco de navio

Foto: Martin Damboldt Os barcos que permanecem constantemente dentro da água salgada, incluindo os navios, tem seus cascos externos pintados com uma Tinta Anti-incrustante (chamada tinta venenosa), onde desempenha a função de não permitir o desenvolvimento de nenhum tipo de vida marinha colado aos mesmos, seja crustáceos ou qualquer tipo de algas. Além desse procedimento prévio, que tem duração útil de dois ou três anos, existem cuidados de inspeção e vistoria dos cascos imersos para verificação de fissuras, abalroamentos, e até mesmo condições do estado geral e eficiência da pintura.  Dependendo das condições apresentadas, empreende-se procedimentos de limpeza, manutenção como soldagens de partes danificadas e nova pintura. Mas qual a razão para efetuar a limpeza dos cascos das embarcações ? As incrustações que ao longo do tempo se formam nos cascos das embarcações prejudicam na eficiência da navegação, não apenas no fator velocidade, mas também no consumo de combustível. Além diss

Primeiro passo para se tornar mergulhador profissional é o chamado teste de aquacidade

Já falamos em outra publicação  sobre as escolas credenciadas para oferecer o curso de  formação para mergulhador profissional raso (Realiza trabalhos subaquáticos até 50 metros de profundidade com ar comprimido). Mas agora vamos falar de algo comum a todas elas, o teste de aquacidade. Antes mesmo de realizar a bateria de exames para ingressar no curso, você precisará ser aprovado em um teste (aquacidade) que consiste nos seguintes exercícios: Nadar 200 metros no tempo máximo de 5 minutos Apnéia dinâmica (natação submersa) de, no mínimo, 25 metros realizar permanência na água (flutuação) de, no mínimo, 10 minutos Podendo ainda ser realizados os seguintes testes: Nadar em qualquer estilo 100 metros em, no máximo, 02 minutos Nadar em qualquer estilo 800 metros em, no máximo, 25 minutos Valor cobrado para o teste de aquacidade do Senai - R$ 30,00 Documentos obrigatórios para o teste de aquacidade: Carteira de identidade (Xerox) CPF (Xerox) Atestado Médico

Equipamento de Mergulho: Saiba tudo sobre cilindros de mergulho - Aqualung

Aprenda sobre cilindros de mergulho Scuba - S elf-Contained Underwater Breathing Apparatus   Vídeo produzido pela Webventure Uso correto: • Nunca exceder a pressão de trabalho. • Nunca deixar cilindros carregados expostos ao sol ou lugares quentes. • Não esvazie totalmente seu cilindro, principalmente quando estiver imerso. • Guardar com uma pressão de aproximadamente de 50 a 100 PSI. • Guardar sempre seu cilindro em pé. • Inspeção visual a cada ano e, se for necessário limpeza interna. • Mantenha o teste hidrostático em dia (a cada 5 anos). • Nunca carregue o cilindro fora d'água. • Não use um cilindro que foi carregado há muito tempo atrás. • Certifique-se que o ar com que esta sendo carregado o cilindro é de boa qualidade. Veja ainda como são feitos os cilindros de mergulho: Vídeo produzido pela Scubadoo Cilindro  É o reservatório onde fica a mistura respiratória a ser utilizada no mergulho.  O material constitutivo pode ser aço carbono