Vamos começar falando sobre o relógio de pulso, que foi idealizado por ninguém menos que Santos Dumont. Isso aí, o pai da aviação era mesmo um cara criativo. No caso do relógio de pulso, ele fez apenas o esboço daquilo que desejava, porém para projetar e executar contou com a ajuda do inglês John Harwood que registrou a invenção em 1924.
Mas estamos aqui para falar do primeiro relógio a prova d'água criado na história. Inicialmente os relógios enfrentavam muitos problemas com a entrada de umidade e poeira, e foi aí que o Sr Wilsdorf (Criador e dono da marca Rolex), sempre empenhado em garantir a confiabilidade de seus relógios, desenvolveu o primeiro modelo a prova d'água, isso por volta de 1926.
"O primeiro relógio à prova de água foi inteligentemente anunciado ao redor do mundo. Naquele tempo, o público era particularmente cético se o relógio seria realmente à prova de água. Contudo, após ver um relógio dentro de um aquário em uma vitrine, muitas pessoas eram convencidas. Esta campanha gerou uma enorme divulgação da marca Rolex. Desde então, a Rolex tem permanecido na vanguarda da indústria relojoeira. Hoje, praticamente todos os fabricantes de relógios seguiram a Rolex e oferecem relógios à prova de água." O primeiro modelo a prova d'água foi batizado de Rolex Oyster, e como estratégia de divulgação/venda, outro fato curioso:
"Para lançar o novo relógio de sua companhia dentro da consciência popular, Wilsdorf saiu-se com um engenhoso golpe publicitário. Após saber que uma jovem britânica chamada Mercedes Gleitze planejava nadar através do Canal da Mancha, ele a presenteou com um Rolex Oyster e despachou um fotógrafo para registrar o seu esforço. Quando Gleitze emergiu triunfalmente do mar, seu Oyster mantinha a hora perfeitamente e, fiel a seu nome, tinha se mantido à prova da água. Wilsdorf capitalizou o fato com um anúncio sensacionalista na primeira página no jornal London’s Daily Mail: "O maravilhoso relógio que desafia os elementos: à prova de umidade. À prova de água. À prova de calor. À prova de vibração. À prova de frio. À prova de poeira." Era a gênese da famosa campanha de anúncios de testemunhos que continua até hoje."
1927
A TRAVESSIA DO CANAL DA MANCHA
Uma coisa é afirmar que um relógio é impermeável, outra é apresentar as provas. Em 1927, um Rolex Oyster atravessou o Canal da Mancha no pulso da jovem nadadora inglesa Mercedes Gleitze. A travessia durou 10 horas e quando terminou o relógio continuava a funcionar perfeitamente.
Vídeos Relacionados
Fonte: Rolex
Comentários
Postar um comentário