Pular para o conteúdo principal

Como é feito o transporte do petróleo?

O transporte do petróleo até as refinarias e indústrias é feito por meio de oleodutos, gasodutos, navios-petroleiros e terminais marítimos.




Transporte de petróleo realizado por superpetroleiro




Em virtude da sua composição variável e do grande número de substâncias que o compõem, antes de ser utilizado, o petróleo deve passar por um processo de separação e purificação de seus componentes. Isso é realizado nas refinarias de petróleo. Mas como será que o petróleo chega até lá?
Além disso, o transporte de petróleo é realizado no Brasil para a realização de importações e de exportações de petróleo bruto e derivados, para o escoamento da produção dos campos petrolíferos de exploração para instalações de armazenamento e de processamento e para a distribuição dos produtos processados.
Portanto, o transporte do petróleo e de seus derivados constitui uma importante etapa no processo de produção e utilização desse produto. Assim, veja como ele é realizado:
Depois que é realizada a extração do petróleo, ele é transportado primeiramente aos portos de embarque. E para levar o petróleo são utilizadooleodutos e gasodutos, que são tubos subterrâneos que transportam, respectivamente, o óleo e o gás. Esses dutos podem ser terrestres (construídos em terra) ou submarinos (construídos no fundo do mar). Estão localizados em maior escala nas regiões costeiras ─ interligando as plataformas com terminais e estes entre si e as refinarias.



Trecho de um oleoduto

Grandes navios-tanques, conhecidos como petroleiros, também realizam esse transporte. Esses navios são chamados de superpetroleiros, em razão do seu gigantesco tamanho, com até 500 metros de comprimento e 70 metros de largura. Para se ter uma ideia de como são extensos, os tripulantes desses navios usam bicicletas para atravessar o convés.Hoje os navios-petroleiros têm capacidade para transportar mais de 500.000 tpb, como é o caso dos chamados ULCC (Ultra-Large Crude Carrier).


Imagem de navio-petroleiro


Também em razão do seu tamanho, os superpetroleiros não atracam em portos marítimos convencionais; porém, para transferir a carga para a terra e vice-versa, são usados terminais marítimos localizados nas áreas costeiras.
40% de todo o comércio marítimo mundial é transportado pelos petroleiros. No Brasil não é diferente, a maior parte de sua produção é realizada por esse meio, pois, como mostra a produção de 2002 (85% da produção nacional foi extraída do mar), o mar é a maior fonte de petróleo em nosso país.
Quando chegam aos terminais marítimos, novamente se utilizam os oleodutos, onde o petróleo é bombardeado até seu destino final (por exemplo, as refinarias).
Entretanto, embora seja bastante vantajoso em sentido econômico, o transporte marítimo do petróleo tem dado origem a acidentes que espalham grandes quantidades de petróleo pelos oceanos, o que acaba causando a morte de muitas espécies marinhas, como aves e peixes, além de plantas. O impacto gerado sobre o ecossistema aquático através de grandes acidentes, como vazamentos nos poços de petróleo, nos superpetroleiros e o rompimento dos dutos, é algo devastador e difícil de ser calculado.


Acidentes marítimos com superpetroleiros

Alguns exemplos foram o acidente com o navio Torrey Canyon, em 1967, que provocou o vazamento de 119.000t de petróleo bruto, atingindo a costa sudoeste da Inglaterra e a costa norte da França; o acidente com o navio Exxon Valdez, em 1989, no Alasca (mostrado na figura abaixo); o acidente com o navio Érika, em 1999, na costa francesa; e o acidente com o navio Prestige, em novembro de 2002.
Vazamento de petróleo no acidente com petroleiro Exxon Valdez

Assim, para prevenir a poluição acidental e operacional causada pelos superpetroleiros, a IMO (International Maritime Organization ─ agência especializada da ONU para assuntos marítimos) passou a realizar convenções como a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Óleo (OILPOL, posteriormente MARPOL) para gerar ações e regulamentações referentes a esse tipo de transporte.
Um exemplo é a obrigatoriedade do casco duplo nos petroleiros, pois ele reduz a probabilidade de a carga transportada ser derramada no meio ambiente quando da ocorrência de acidentes que geram avarias no casco do navio.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Fonte: brasilescola.com

Vídeos relacionados

Sobrevoando plataforma durante manobra de offloading



Navio Tanque Aliviador DP Ataulfo Alves

"Este vídeo mostra a operação do navio tanque aliviador DP Ataulfo Alves (pertencente a empresa TRANSPETRO), duante o alívio da FPSO Petrobras 37. Há uma breve descrição sobre o funcionamento do sistema de posicionamento dinâmico (DP), tecnologia que é largamente utilizada por muitas embarcações de apoio marítimo e plataformas de perfuração. É interessante assistir esse vídeo para que se tenha a noção de como o petróleo extraído dos poços pelas unidades marítimas de produção, localizadas a várias milhas de distância da costa, é transportado para terra."



Transporte e distribuição do Petróleo Brasileiro - Documentário Completo
Uma sociedade movida a petróleo




Bônus - Avião Petroleiro, será possível ?
Conheça o gigantesco Boeing RC-1

Comentários

Destaques

A maravilhosa história dos trajes de mergulho

Muito antes de existirem trajes espaciais, tínhamos roupas de mergulho.  O oceano foi o primeiro ambiente hostil para o qual enviamos pessoas para explorar, completamente cobertos com equipamentos de proteção.  O primeiro capacete de mergulho concebido por Edmond Halley, final do século 17 S EXPANDIR 2 (Via  History of Diving Museum  e  Ptak Science Books  ) Um traje de Mergulho, construído pelo aristocrata francês Pierre Remy de Beauve, 1715 Uma das suas duas mangueiras fornecia ar a partir da superfície por meio de um fole, e o outro purgava o ar exalado. S EXPANDIR (Via  -funny-senhora real  e  Musée Federic Dumas Sanary sur Mer  ) A máquina de mergulho Lethbridge por John Lethbridge, 1715 Este barril de carvalho hermético foi usado para salvar objetos de valor de naufrágios.  Outro inglês, Andrew Becker, desenvolveu um sistema semelhante no mesmo ano, mas esse terno tinha um sistema de tubos para inspirar e expirar, também. (Via  o respiro do site

Curso de mergulho profissional no Brasil

Para se tornar mergulhador profissional raso (50 mt) no Brasil, é preciso recorrer à uma das três escolas credenciadas pela Marinha. Uma das opções é o Senai, que oferece o curso no Rio de Janeiro e em Macaé. A outra é a Divers University em Santos, e por fim, a mais jovem entre as escolas de mergulho profissional, A Mergulho Pro Atividades Subaquáticas. Os valores estão na média de R$ 5085,04 (Preço Senai) para a formação básica, sendo aconselhável realizar outras especializações que podem elevar significativamente o investimento. Por exemplo, para trabalhar no mercado off-shore é pré requisito de uma forma geral, a formação em Montagem e manutenção de estruturas submersas  (R$ 2029,46). Uma outra especialização que ainda consideramos bastante positiva aos iniciantes, e que certamente é a de menor custo (R$ 792,50 - preço Senai), é o curso de Suporte Básico À Vida Para Mergulhadores. Se torna um ponto positivo pois capacita o mergulhador a prestar os primeiros socorros dentro dos p

Segunda profissão mais perigosa do mundo

Petróleo e Gás Profissão mergulhador: segunda mais perigosa do mundo » Profissional é procurado para trabalhos onde a máquina ainda não consegue realizar com precisão. A profissão de mergulhador offshore é a segunda mais perigosa do mundo, perdendo somente para quem trabalha no espaço, os astronautas. Apesar da periculosidade da profissão, muitas pessoas buscam se especializar na área por causa da boa remuneração e mercado de trabalho amplo. A profissão de mergulhador se divide em duas categorias: mergulhador raso e profundo. A diferença é a profundidade, que chega até 300 metros. Os mergulhos até 50 metros de profundidade são realizados pelo mergulhador profissional raso, ultrapassando esse limite, entra em ação o mergulhador profissional profundo que se limita a trabalhar até 320 metros de profundidade. Apesar dos avanços tecnológicos na área petrolífera e naval, os mergulhadores profissionais offshore ainda são bastante procurados para realizar diversos serviços especí

Aprenda marinharia - Pinha de Retinida

Sua embarcação vai acostar junto a outra embarcação para realizar a faina do dia! Eis que é necessário lançar o cabo para amarração. Quantos já tiveram problemas nesse momento, precisando de diversos arremessos para obter sucesso. A verdade é que se tivessem aprendido este nó, a coisa seria muito mais fácil. O "Pinha de Retinida" foi concebido para formar um peso na extremidade de uma linha guia a fim de permitir lançar o chicote de um cabo a uma maior distância. O que é: *Faina: s.f. Qualquer trabalho a bordo de um navio *Acostar : 1) Diz-se quando uma embarcação se aproxima de uma costa; navegar junto à costa. 2) Encostar o barco no cais ou em outra embarcação. Leia também:  Aprenda Marinharia - Falcaça Simples Aprenda Marinharia - Nó Volta do Fiel Aprenda Marinharia - Nó Láis de Guia Aprenda Marinharia - Nó Boca de Lobo

Mergulhando na Caixa de Mar

 Você sabe o que é caixa de mar  ? A caixa de mar fornece um reservatório de entrada do qual os sistemas de tubulação retiram água bruta.  A maioria das caixas de mar é protegida por  grades  removíveis  e podem conter placas defletoras para amortecer os efeitos da velocidade da embarcação ou do estado do mar.  O tamanho de entrada e espaço interno das caixas de mar pode varia de menos de 10 cm² a vários metros quadrados. As grades da caixa de mar estão localizadas debaixo de água no casco de um navio tipicamente adjacente à casa das máquinas. As caixas do mar são utilizadas para extrair água através delas para lastro e arrefecimento de motores, e para demais sistemas de uma embarcação, incluindo plataformas de petróleo. São raladas até um certo tamanho para restringir a entrada de materiais estranhos indesejados. Esta área crítica de entrada subaquática requer cuidados e manutenção constantes para assegurar um fluxo livre de água do mar. Os Serviços de Mergulho Comercial têm uma exper

O que é: Narcose pelo nitrogênio ou embriaguez das profundezas

Importante saber: Narcose é o efeito narcótico provocado por gases inertes ao se difundirem no sistema nervoso central. A ocorrência depende da pressão parcial do nitrogênio e da sua solubilidade nos tecidos. É semelhante à embriaguez causada pelo álcool ou efeito de gases anestésicos. Varia de indivíduo para indivíduo. Começa discretamente á partir dos 30 metros de profundidade, manifestando-se de acordo com a suscetibilidade do indivíduo. Quando maior a profundidade, pelo efeito tóxico decorrente, maior a deterioração da destreza física e mental, até a apresentação de um quadro de desordem total das reações. Profilaxia Não mergulhar com ar comprimido em profundidades maiores que 40 metros. Não ingerir álcool antes de operações de mergulho. Respirar moderadamente, pois o CO2 potencializa esta operação. Tratamento Reduzir imediatamente a profundidade de permanência do mergulhador; o efeito reverte, não permanecendo sequelas. Vídeo perigos do nitrog

Explosão na plataforma de perfuração Deepwater Horizon e suas lições

O acidente e as lições aprendidas no caso da Deepwater Horizon Autor: Diego Tavares Bonfim Em 2010, a plataforma plataforma Deepwater Horizon explodiu e afundou, deixando 11 mortos (Foto: Guarda Costeira EUA/Reuters/via BBC News Brasil) Ao final do artigo uma seleção de vídeos sobre o acidente da Deepwater Horizon No dia 20 de Abril de 2010, por volta das 21h local, no Golfo do México, uma explosão na plataforma de perfuração Deepwater Horizon, de propriedade da empresa Transocean e operando para a BP - British Petroleum, deu início ao que é registrado como um dos mais graves acidentes do setor de Exploração e Produção de Petróleo. A unidade afundou após 36 horas de intenso incêndio, deixando onze pessoas mortas, dezessete feridas e o poço Macondo, a 48 milhas náuticas da costa e 148 milhas náuticas do porto de recursos mais próximo, no estado da Louisiana, aberto por 87 dias consecutivos no que é considerado o maior vazamento da história dos Estados Unidos, talvez mesmo um dos maio

Você já viu ? Raspagem de casco de navio

Foto: Martin Damboldt Os barcos que permanecem constantemente dentro da água salgada, incluindo os navios, tem seus cascos externos pintados com uma Tinta Anti-incrustante (chamada tinta venenosa), onde desempenha a função de não permitir o desenvolvimento de nenhum tipo de vida marinha colado aos mesmos, seja crustáceos ou qualquer tipo de algas. Além desse procedimento prévio, que tem duração útil de dois ou três anos, existem cuidados de inspeção e vistoria dos cascos imersos para verificação de fissuras, abalroamentos, e até mesmo condições do estado geral e eficiência da pintura.  Dependendo das condições apresentadas, empreende-se procedimentos de limpeza, manutenção como soldagens de partes danificadas e nova pintura. Mas qual a razão para efetuar a limpeza dos cascos das embarcações ? As incrustações que ao longo do tempo se formam nos cascos das embarcações prejudicam na eficiência da navegação, não apenas no fator velocidade, mas também no consumo de combustível. Além diss

Primeiro passo para se tornar mergulhador profissional é o chamado teste de aquacidade

Já falamos em outra publicação  sobre as escolas credenciadas para oferecer o curso de  formação para mergulhador profissional raso (Realiza trabalhos subaquáticos até 50 metros de profundidade com ar comprimido). Mas agora vamos falar de algo comum a todas elas, o teste de aquacidade. Antes mesmo de realizar a bateria de exames para ingressar no curso, você precisará ser aprovado em um teste (aquacidade) que consiste nos seguintes exercícios: Nadar 200 metros no tempo máximo de 5 minutos Apnéia dinâmica (natação submersa) de, no mínimo, 25 metros realizar permanência na água (flutuação) de, no mínimo, 10 minutos Podendo ainda ser realizados os seguintes testes: Nadar em qualquer estilo 100 metros em, no máximo, 02 minutos Nadar em qualquer estilo 800 metros em, no máximo, 25 minutos Valor cobrado para o teste de aquacidade do Senai - R$ 30,00 Documentos obrigatórios para o teste de aquacidade: Carteira de identidade (Xerox) CPF (Xerox) Atestado Médico

Equipamento de Mergulho: Saiba tudo sobre cilindros de mergulho - Aqualung

Aprenda sobre cilindros de mergulho Scuba - S elf-Contained Underwater Breathing Apparatus   Vídeo produzido pela Webventure Uso correto: • Nunca exceder a pressão de trabalho. • Nunca deixar cilindros carregados expostos ao sol ou lugares quentes. • Não esvazie totalmente seu cilindro, principalmente quando estiver imerso. • Guardar com uma pressão de aproximadamente de 50 a 100 PSI. • Guardar sempre seu cilindro em pé. • Inspeção visual a cada ano e, se for necessário limpeza interna. • Mantenha o teste hidrostático em dia (a cada 5 anos). • Nunca carregue o cilindro fora d'água. • Não use um cilindro que foi carregado há muito tempo atrás. • Certifique-se que o ar com que esta sendo carregado o cilindro é de boa qualidade. Veja ainda como são feitos os cilindros de mergulho: Vídeo produzido pela Scubadoo Cilindro  É o reservatório onde fica a mistura respiratória a ser utilizada no mergulho.  O material constitutivo pode ser aço carbono